RELATO DE EXPERIÊNCIA: A LENDA DA VITÓRIA RÉGIA – A ESTRELA DAS ÁGUAS (UMA VIAGEM AO IMAGINÁRIO DA CULTURA INDÍGENA)
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REGISTRO DOI: 10.5281/zenodo.10815718
Kaline Rodrigues Barroso1
RESUMO
Para compreender a magnitude desse projeto, é fundamental considerar a importância do folclore na construção da identidade cultural de um povo. O folclore é uma expressão viva da história, dos valores e da imaginação coletiva de uma nação, e sua preservação é crucial para a manutenção de nossa herança cultural. Pensando nessa perspectiva de consolidação de identidade cultural, de expansão e solidificação de valores culturais e humanos a partir da educação, foi criado o projeto A lenda da Vitória Régia: a Estrela das Águas, atrelando as quatro linguagens: Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. O objetivo do projeto foi desenvolver práticas pedagógicas pautadas nas experiências dos estudantes, estimulando seu protagonismo a partir das manifestações artísticas e do estreitamento de relações com o folclore brasileiro. Houve o envolvimento e desenvolvimento dos estudantes, e o projeto culminou como segundo colocado do Festival de Artes Integradas Educa Talentos, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Boa Vista. Ao longo de quatro semanas, os alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Aquilino da Mota Duarte estiveram imersos em uma jornada cultural que foi muito além do ensino tradicional. Através de uma abordagem interdisciplinar, os alunos não apenas adquiriram conhecimento sobre o folclore e as lendas da Vitória-Régia e Moroti e Pitá, mas também desenvolveram habilidades de trabalho em equipe, criatividade e expressão artística.
Palavras-chave: Folclore. Identidade Cultural. Ações Pedagógicas Práticas.
ABSTRACT
To understand the magnitude of this project, it is essential to consider the importance of folklore in building the cultural identity of a people. Folklore is a living expression of a nation's history, values and collective imagination, and its preservation is crucial to maintaining our cultural heritage. Thinking about this perspective of consolidating cultural identity, expanding and solidifying cultural and human values through education, the project The legend of Vitória Régia: a Estrela das Águas was created, linking the four languages: Visual Arts, Dance, Music and Theater. The objective of the project was to develop pedagogical practices based on students' experiences, encouraging their protagonism through artistic manifestations and closer relationships with Brazilian folklore. There was student involvement and development, and the project culminated in second place in the Educa Talentos Integrated Arts Festival, run by the Municipal Department of Education and Culture of Boa Vista. Over the course of four weeks, elementary school students at Escola Municipal Aquilino da Mota Duarte were immersed in a cultural journey that went far beyond traditional education. Through an interdisciplinary approach, students not only acquired knowledge about the folklore and legends of Vitória-Regia and Moroti and Pitá, but also developed teamwork skills, creativity and artistic expression.
Keywords: Folklore. Cultural Identity. Practical Pedagogical.
1. INTRODUÇÃO
A Escola Municipal Aquilino da Mota Duarte foi fundada em 21 de março de 1988, atualmente está situada na região central do município de Boa Vista, atendendo, neste ano letivo de 2023, 420 alunos do Ensino Fundamental nos Anos Iniciais do 1º ao 5º ano, oferecendo para a comunidade o acesso escolar nos horários matutino e vespertino. A instituição possui 19 ambientes distribuídos entre salas de aula e administração e uma equipe composta por 56 servidores. De acordo com levantamento realizado pela secretaria desta escola do ano vigente, constatou-se que 85% dos alunos matriculados nesta instituição são oriundos de outros bairros e, 15% da própria comunidade. Há muitas crianças carentes, sobretudo pela grande quantidade de imigrantes venezuelanos matriculados na escola.
Nesse contexto, considerando as dimensões da educação e do ensino a partir de experiências e de ações pedagógicas práticas, e considerando que, em sua obra Contos Tradicionais do Brasil, Luís da Câmara Cascudo (1986) afirma que “não existe nenhuma área de estudo que permita uma pesquisa e uma conexão com as pessoas tão abrangente quanto o Folclore”; foi criado o projeto A lenda da Vitória-Régia: a Estrela das Águas, desenvolvido na Escola Municipal Aquilino da Mota Duarte.
Notadamente, a escola como veículo de informação e formação de pessoas pode ser uma mola propulsora de aprendizagem, inclusão social, interdisciplinaridade, criatividade e expressão artística visando a uma educação enriquecedora e significativa para os alunos. Segundo Moran (2013, p. 1), “educar envolve trabalhar em conjunto com professores e alunos em escolas e instituições, incentivando a transformação contínua de suas vidas por meio da aprendizagem”. Isso implica auxiliar os alunos na formação de sua identidade, no estabelecimento de seus objetivos pessoais e profissionais, no desenvolvimento de habilidades de compreensão, expressão emocional e comunicação. Essas competências capacitam os alunos a encontrarem seu lugar nos âmbitos pessoal, social e profissional, permitindo-lhes tornar-se cidadãos realizados e produtivos.
O projeto foi inscrito no processo seletivo do festival “Educa Talentos” da Prefeitura Municipal de Boa Vista, e foi selecionado entre os 10 melhores, conquistando, na premiação, o segundo lugar. Durante o mês de maio de 2023, o tema do folclore foi explorado com entusiasmo em sala de aula, com uma abordagem que abrangeu as quatro linguagens artísticas: Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. Esse projeto interdisciplinar foi concebido para proporcionar uma experiência educacional enriquecedora e abrangente para os alunos dos 2º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental.
Ao explorar o folclore, mergulhamos em um universo de narrativas mágicas, personagens lendários e tradições únicas que moldaram a rica cultura do Brasil. Ressalta-se, como afirma Cascudo (1986), que, enquanto ciência, “o folclore explora a psicologia coletiva, a cultura compartilhada pelos seres humanos, as tradições que atravessam gerações e milênios, bem como os aspectos heroicos presentes no cotidiano”. Ele é essencialmente uma narrativa da história comum do povo, contribuindo para a melhoria dos resultados educacionais e para a busca da excelência na aprendizagem.
1.1. Objetivos
OBJETIVO GERAL
Desenvolver práticas pedagógicas pautadas nas experiências dos estudantes, estimulando seu protagonismo a partir das manifestações artísticas e do estreitamento de relações com o folclore brasileiro.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
i.) Introduzir o rico universo do folclore brasileiro nas vivências dos estudantes, promovendo a valorização de cultura popular;
ii.) Desenvolver o conhecimento sobre a lenda da Vitória-Régia e seu simbolismo na mitologia brasileira;
iii.) Explorar a expressão artística por meio de quatro linguagens: Artes Visuais, Dança, Música e Teatro;
iv.) Promover a interdisciplinaridade, integrando a música e danças folclóricas do Brasil e Venezuela;
v.) Desenvolver habilidades de trabalho em equipe, criatividade e expressão artística.
1.2. Justificativa
Pinto (2022), explica que no processo educacional é necessário que os alunos entrem em contato com o conhecimento histórico não apenas da humanidade, mas, igualmente, da cultura nacional e local, a fim de que expandam sua percepção da realidade e possam buscar soluções para problemas individuais e coletivos, expandindo, além disso, seus valores, costumes, tradições, crenças, e a identidade cultural do seu povo.
Nesse cenário, a expressão folclore, desde o seu surgimento como neologismo, tem sido utilizada como sinônimo de práticas populares. A exemplo da Europa, no Brasil o folclore foi ligado de forma rápida ao exercício de alguns intelectuais e escritores. Muitos deles incorporaram ao seu discurso diferentes representações do povo, e, já no século XIX, intelectuais românticos reelaboram o estudo para folclore no intuito de mostrar uma perspectiva da visão de um povo que pretendia superar o anterior. Para Silva (2008), “os intelectuais folcloristas produziram uma escrita que reelaborou o conceito de folclore dialogando com as demandas de seu tempo”.
A referência à origem do folclore oferece uma visão histórica essencial. Isso conecta a educação contemporânea a um longo legado de investigação cultural que remonta séculos. Essa contextualização histórica ajuda na compreensão de que os projetos atrelados ao folclore não são apenas atividades escolares isoladas, mas parte de um contínuo interesse humano em suas tradições e raízes culturais. O folclore brasileiro é uma manifestação rica e diversificada de nossa cultura, enraizada nas histórias, lendas e tradições transmitidas de geração em geração.
A lenda da Vitória-Régia, conhecida por sua popularidade, especialmente na região Norte do Brasil, desempenha um papel vital na preservação e no enriquecimento de cultura e de identidade amazônica, e foi justamente essa preservação da identidade amazônica que motivou a criação do projeto em questão. A importância dessa lenda transcende as fronteiras geográficas, atingindo o cerne da nossa herança cultural, e seu destaque no projeto A Lenda da Vitória-Régia: a Estrela das Águas foi mais do que meramente simbólico. Ao incorporar essa lenda a um projeto educacional, garantimos que essa narrativa enriquecedora continue a ser passada adiante, fortalecendo a ligação entre as gerações e enriquecendo o entendimento dos alunos sobre a cultura brasileira.
Dessa forma, foram entendidos como problemáticas do projeto a necessidade de construção de coletividade, conhecimento do folclore, atrelando-o à identidade cultural local, respeito à diversidade, ampliação das relações interpessoais, incentivo à capacidade cognitiva e intelectual dos estudantes e estímulo ao trabalho em equipe. Todos esses fatores impulsionaram o projeto e o justificam.
2. METODOLOGIA
A metodologia deste projeto é cuidadosamente concebida para promover uma experiência educacional abrangente e imersiva, onde os alunos dos 2º, 4º e 5º anos do ensino fundamental da Escola Municipal Aquilino da Mota Duarte podem explorar o tema do folclore, com ênfase na Lenda da Vitória-Régia, através das quatro linguagens artísticas: Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. Este projeto abraça a interdisciplinaridade, a criatividade e a expressão artística como pedras angulares de uma educação enriquecedora e significativa. Neste texto, detalharemos a metodologia em cada uma das quatro semanas do projeto, bem como as atividades extracurriculares planejadas para expandir o conhecimento dos alunos.
Partindo de uma concepção de pesquisa bibliográfica, foi estimulada a curiosidade dos alunos sobre o tema, incentivando e orientando onde e como pesquisar (incluindo sites da internet que são referencial sobre o tema), fazendo referências com a região em que vivemos. Além disso foi utilizado o próprio material pedagógico disponibilizado na biblioteca da escola.
A partir da pesquisa bibliográfica foram debatidos e destacados aspectos sobre o folclore brasileiro e venezuelano oferecendo uma compreensão mais profunda do contexto histórico, cultural e educacional em que ele se insere.
Pensando como JARDILINO, ROSSI, SANTOS (2000): "vai da teoria para os dados da realidade", fornecemos fontes de dados e informações suficientes para o desenvolvimento da atividade que foi ministrada e proposta.
Além disso, para Santos (2000, p. 31),
[...] a bibliografia constitui-se numa preciosa fonte de informações, com dados já organizados e analisados. Na atualidade, praticamente qualquer necessidade humana, conhecida ou pressentida, possui algo escrito a seu respeito.
O projeto foi realizado em paralelo as aulas de artes contidas no currículo escolar, porque foi sentida a necessidade de abordar e trabalhar o assunto na comunidade que a escola estava inserida.
A execução do projeto aconteceu promovendo primeiramente a sensibilização com as crianças para que houvesse o interesse e envolvimento de todos em sua execução. As atividades foram propostas considerando o conhecimento prévio dos alunos e aconteceram de forma lúdica e interativa utilizando estratégias diferenciadas onde o aluno pense, reflita, analise, critique e construa o conhecimento de forma significativa.
Essa metodologia buscou proporcionar uma experiência educacional holística que não apenas ensina o folclore brasileiro, mas também enriquece a vida dos alunos, incentivando a expressão criativa e a apreciação de sua herança cultural. O projeto " A lenda da Vitória Régia: a Estrela das Águas " foi uma oportunidade única para os alunos se envolverem de maneira significativa com sua cultura e tradições, promovendo uma aprendizagem que vai além do conhecimento acadêmico.
A Escola Municipal Aquilino da Mota Duarte foi fundada em 21 de março de 1988, atualmente está situada na região central do município de Boa Vista, atendendo, neste ano letivo de 2023, 420 alunos do Ensino Fundamental nos Anos Iniciais do 1º ao 5º ano, oferecendo para a comunidade o acesso escolar, tanto no horário matutino como vespertino.
A instituição possui 19 ambientes distribuídos entre salas de aula e administração e uma equipe composta por 56 servidores. De acordo com levantamento realizado pela secretaria desta escola do ano vigente, constatou-se que 85% dos alunos matriculados nesta instituição são oriundos de outros bairros e, 15% da própria comunidade. Há muitas crianças carentes, sobretudo pela grande quantidade de imigrantes venezuelanos matriculados na escola.
2.1. Atividades Extracurriculares
Além das atividades programadas nas semanas dedicadas a cada linguagem artística, foi planejado atividades extracurriculares que enriqueceram a experiência dos alunos, incluindo:
Visitas a locais de interesse cultural, como o Teatro Municipal de Boa Vista, foram momentos de grande emoção para as crianças, muitas das quais nunca haviam tido a oportunidade de estar naquele teatro.
2.2. Avaliação
A avaliação seria contínua e baseada nos seguintes critérios:
i) Participação ativa dos alunos em todas as atividades; ii) compreensão do folclore e do simbolismo das lendas da Vitória-Régia e Moroti e Pitá; iii) desenvolvimento de habilidades artísticas específicas em cada linguagem; iv) colaboração e trabalho em equipe; v) apresentação final nas quatro linguagens artísticas.
3. RESULTADOS ALCANÇADOS
3.1. Semana 1 - Artes Visuais (02/05 a 05/05):
Na primeira semana, introduzimos os alunos ao tema do folclore brasileiro para inserir os alunos no assunto e incitar a curiosidade. Partindo de uma concepção de pesquisa bibliográfica, incentivando e orientando onde e como pesquisar (incluindo sites da internet que são referencial sobre o tema), fazendo referências com a região em que vivem os alunos. Além disso foi utilizado o próprio material pedagógico disponibilizado na biblioteca da escola. A partir da pesquisa bibliográfica foram debatidos e destacados aspectos sobre o folclore brasileiro, oferecendo uma compreensão mais profunda do contexto histórico, cultural e educacional em que se insere. Partindo dos pressupostos de Jardilino, Rossi e Santos (2000), para os quais a aprendizagem "vai da teoria para os dados da realidade", fornecemos fontes de dados e informações suficientes para o desenvolvimento da atividade que foi ministrada e proposta.
As atividades seguintes incluíram:
Aulas sobre o tema Folclore em todas as turmas de 2º, 4º e 5º anos da escola Aquilino da Mota Duarte, incluindo apresentação de filme;
Figura 1: Aula com vídeo sobre Folclore Brasileiro
Exploração da arte folclórica brasileira, incluindo ilustrações, esculturas e artesanato;
Figura 2: Ilustrações feitas pelos Alunos
Atividades práticas de arte visuais, nas quais os alunos criaram desenhos, expressando seu entendimento da cultura folclórica;
Figura 3: Atividades de Desenho sobre Folclore Brasileiro