PRÁTICA PEDAGÓGICA DIRECIONADA A POSSIBILIDATAR A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DOS ALUNOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA
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REGISTRO DOI: 10.5281/zenodo.10348568
Glauco Rafael Coelho Moraes
1. INTRODUÇÃO
Matemática é uma disciplina que muitos alunos têm dificuldades para aprender, seja por falta de motivação, por não enxergar a sua importância ou ainda por não conseguir compreender as abstrações envolvidas.
Lecionar Matemática pode ser um grande desafio, pois envolve não só o ensino de conteúdos matemáticos, mas também o desenvolvimento de habilidades e atitudes dos estudantes em relação à disciplina.
Diante disso, a prática pedagógica pode se tornar um grande aliado para modificar essa realidade. Como já destacava Ausubel (1982) em sua teoria da aprendizagem significativa, os conhecimentos prévios que o aluno traz consigo são fundamentais para a construção de novas aprendizagens.
Desse modo, o papel do professor deve ser o de direcionar a sua prática pedagógica para possibilitar a construção de saberes significativos, levando em conta os conhecimentos prévios dos alunos, suas habilidades e seus interesses.
Neste paper, serão abordados alguns dos principais desafios encontrados na lecionação da Matemática e como a prática pedagógica pode ser direcionada para possibilitar a aprendizagem significativa dos alunos.
2. DESENVOLVIMENTO
Em primeiro lugar, é preciso reconhecer a importância das metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem da Matemática. Segundo Pozo (2002), a aprendizagem precisa ser significativa para ser efetiva e as metodologias ativas podem contribuir nesse sentido, uma vez que estimulam a participação ativa dos alunos, valorizam a interação entre eles e possibilitam a construção coletiva do conhecimento.
“É importante reiterar que a aprendizagem significativa se caracteriza pela interação entre conhecimentos prévios e conhecimentos novos, e que essa interação é não literal e não arbitrária. Nesse processo, os novos conhecimentos adquirem significado para o sujeito e os conhecimentos prévios adquirem novos significados ou maior estabilidade cognitiva.” (MOREIRA, 2010, p. 2)
Outro desafio a ser superado é o de trabalhar com as habilidades cognitivas dos alunos. Como destaca Vygotsky (1991), o desenvolvimento cognitivo está diretamente relacionado às interações sociais e à resolução de problemas, que seriam os motores do crescimento intelectual. Nessa perspectiva, o professor deve utilizar situações-problema e atividades que permitam aos alunos a criação de hipóteses, a comunicação de ideias, o argumentação e a reflexão crítica.
Desse modo, as aulas de matemática devem ser planejadas de maneira a permitir que os alunos compreendam o conteúdo a ser ensinado. A compreensão do conteúdo é importante para que os alunos possam aplicá-lo em situações reais. Segundo Polya (1985), um dos principais desafios do ensino de matemática é garantir que os alunos compreendam o raciocínio matemático subjacente a um problema. Nesse sentido, uma das práticas pedagógicas eficazes é utilizar exemplos tangíveis nas aulas para permitir que os alunos vejam a matemática acontecendo em seu cotidiano.
Como um incentivador da aprendizagem, o professor estimula a cooperação entre os alunos, tão importante quanto à própria interação professor-aluno. O confronto entre o que o aluno pensa e o que pensam seus colegas, seu professor e as demais pessoas com quem convive é uma forma de aprendizagem 18 significativa, principalmente por pressupor a necessidade de formulação de argumentos (dizendo, descrevendo, expressando) e de validá-los (questionando, verificando, convencendo). (BRASIL, 1998, p.38).
Um dos desafios enfrentados pelos professores de Matemática é encontrar formas de tornar a disciplina mais acessível e interessante para os alunos. De acordo com Guimarães e Macêdo (2011), é importante utilizar métodos pedagógicos variados que permitam ao aluno ver a Matemática como algo relevante e aplicável em sua vida cotidiana.
As aulas de matemática devem ser planejadas de maneira a envolver a resolução de problemas. De acordo com Knowles e Cole (2008), a resolução de problemas permite que os alunos apliquem os conceitos aprendidos em situações reais. Nesse sentido, os professores devem dar ênfase em desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas, incentivando-os a sempre optar pelo raciocínio lógico em detrimento da memorização de fórmulas.
De acordo com Brasil (1998) a matemática está presente em nosso dia a dia, sendo papel do professor fazer com que o aluno relacione os conceitos matemáticos estudados com atividades do cotidiano, que são de fácil inserção na vida extraescolar. Para o autor, no processo de aprendizagem, o aluno é o personagem principal e o professor desempenha a função de mediar conhecimento.
[..] para desempenhá-la, além de conhecer as condições socioculturais, expectativas e competência cognitiva dos alunos, precisará escolher os problemas que possibilitam a construção de conceitos e procedimentos e alimentar os processos de resolução que surgirem, sempre tendo em vista os objetivos a que se propõe atingir. (BRASIL, 1998, p.38)
Além disso, a utilização de metodologias ativas no ensino de matemática tem sido apontada como uma prática pedagógica eficaz. De acordo com Bonilla (2017), o uso de metodologias ativas permite que os alunos se envolvam no processo de aprendizagem de forma mais efetiva. O professor pode utilizar jogos, dinâmicas e outras atividades para incentivar a participação do aluno, levando em consideração suas habilidades e níveis de aprendizagem.
A utilização da tecnologia, por exemplo, pode ser uma prática pedagógica eficaz no ensino de matemática. A tecnologia pode auxiliar os alunos a compreender conceitos matemáticos de maneira mais intuitiva e interativa. Segundo Bittencourt e de Oliveira (2018), o uso de jogos eletrônicos e softwares educativos podem ajudar os alunos a compreender conceitos complexos.
3. CONCLUSÃO
A prática pedagógica direcionada a possibilitar a aprendizagem significativa dos alunos nas aulas de Matemática é um desafio, mas também uma oportunidade para transformar a realidade educacional. A aplicação de metodologias ativas e a valorização do desenvolvimento das habilidades cognitivas dos alunos podem contribuir significativamente nessa direção.
É importante destacar a importância do professor estar em constante formação e atualização em relação aos conteúdos e metodologias de ensino em Matemática. Como ressalta Fiorentini e Lorenzato (2006), o professor deve ser um pesquisador da própria prática pedagógica, buscando sempre aprimorar suas habilidades e técnicas no ensino da disciplina.
Em suma, para possibilitar a aprendizagem significativa dos alunos na disciplina de matemática é necessário implementar práticas pedagógicas eficazes, que vão desde a utilização de exemplos tangíveis até o uso da tecnologia. A construção de aulas com abordagens mais ativas e práticas ajuda a tornar o processo de aprendizagem interessante, eficiente e imediatamente aplicável no cotidiano.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
AUSUBEL, D. P. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.
BITTENCOURT, A. L.; DE OLIVEIRA, W. Tecnologias na educação matemática: considerações a partir da Matemática Viva. Caderno Cedes, v. 38, n. 104, p. 187-201, 2018.
BONILLA, M. A. Estratégias de aprendizagem significativa para o ensino da matemática. Científica, v. 1, n. 1, p. 9-16, 2017.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998.
FIORNTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2006.
GUIMARÃES, S. A. S.; MACEDO, M. N. Desafios do professor de Matemática no ensino-aprendizagem dos conteúdos. Revista do Professor de Matemática, v. 77, p. 2-6, 2011.
KNOWLES, M. S.; COLE, A. L. Aplicando a aprendizagem de adultos: uma abordagem Andragógica. Elsevier Brasil, 2008.
MOREIRA, M. A. Por quê conceitos? Por quê aprendizagem significativa? Por quê atividades colaborativas? Por quê mapas conceituais?. Universidade La Laguna. Servicio de Publicaciones, 2010.
POLYA, G. Como resolver problemas. Tradução de Heitor Lisboa de Araújo. São Paulo: buqui, 1985.
POZO, J. I. Aprendizes e mestres: a nova cultura da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.