WEB CURRÍCULO

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REGISTRO DOI: 10.5281/zenodo.16729199


Maria Regina Zirondi1


RESUMO
Este artigo propõe-se a analisar o surgimento, as características e as necessidades do Web Currículo e dos Currículos na Educação a Distância (EAD), investigando como as instituições de ensino estão construindo e implementando essas abordagens curriculares em um cenário de constantes avanços tecnológicos e demandas sociais por espaços educacionais mais flexíveis e acessíveis. O tema central aborda a crescente intersecção entre a tecnologia digital e as práticas pedagógicas, especialmente no contexto da EAD e do "novo normal" imposto por eventos como a pandemia de COVID-19, que intensificaram a urgência de repensar as metodologias de ensino. A metodologia empregada baseou-se em uma revisão bibliográfica aprofundada, com foco em periódicos e publicações técnico-científicas que abordam o Web Currículo e os currículos na EAD, como os trabalhos de Almeida e Silva (2011) e Otero (2012). O estudo buscou compreender os avanços históricos, identificar as dificuldades e problematizações inerentes a essas modalidades e apontar seus benefícios e contribuições para o processo educativo. Em conclusão, a pesquisa revela que a integração do web currículo e a adaptação dos currículos EAD são cruciais para promover uma educação mais democrática, autônoma e alinhada às exigências da cultura digital, apesar dos desafios socioeconômicos e da necessidade de políticas públicas e formação continuada de educadores.
Palavras-chave: Educação. Democracia. Educação a Distância. Currículo. Tecnologia. Escola.

ABSTRACT:
This article aims to analyze the emergence, characteristics, and needs of the Web Curriculum and Curricula in Distance Education (DE), investigating how educational institutions are building and implementing these curricular approaches in a scenario of constant technological advances and social demands for more flexible and accessible educational spaces. The central theme addresses the growing intersection between digital technology and pedagogical practices, especially in the context of DE and the "new normal" imposed by events such as the COVID-19 pandemic, which intensified the urgency of rethinking teaching methodologies. The methodology employed was based on an in-depth bibliographic review, focusing on journals and technical-scientific publications that address the Web Curriculum and curricula in DE, such as the works of Almeida e Silva (2011) and Otero (2012). The study sought to understand the historical advances, identify the difficulties and problems inherent to these modalities, and point out their benefits and contributions to the educational process. In conclusion, the research reveals that the integration of the web curriculum and the adaptation of distance learning curricula are crucial to promoting a more democratic, autonomous education aligned with the demands of digital culture, despite the socioeconomic challenges and the need for public policies and continued training of educators.
Keywords: Education. Democracy. Distance Education. Curriculum. Technology. School.

1 Introdução

A sociedade brasileira passou por um período que demandou o surgimento de novos espaços democráticos, com diálogo, debate, escuta e participação ativa de diversos segmentos. As instituições de ensino, nesse contexto, precisam estar alinhadas às realidades históricas, tecnológicas, sociais, geográficas e políticas. Para garantir o direito equitativo à educação, o currículo escolar se torna fundamental, especialmente com a influência das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs).

No contexto dos documentos normativos da Educação Brasileira, o currículo é um elemento central que orienta o processo educacional em suas diversas etapas e modalidades. A principal referência normativa atual é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Este artigo propõe-se a analisar o surgimento do WEB currículo e dos currículos na Educação a Distância (EAD), compreendendo como as instituições de ensino os estão construindo. Diante deste contexto, foi definida a seguinte pergunta, que norteou a pesquisa realizada: Quais são os avanços históricos e as necessidades do Web Currículo e Currículos na Educação a Distância (EaD)? O objetivo é explorar as características, vantagens e desafios desses modelos curriculares, enfatizando sua relevância para uma educação mais democrática e contextualizada.

1.1 Metodologia

A metodologia empregada baseia-se em uma revisão bibliográfica, considerando critérios como relevância temática e qualidade metodológica. Nesse contexto, a pesquisa exploratória também se propõe a compreender as dificuldades e problematizações necessárias diante do Web Currículo e no Currículo na modalidade EAD, bem como apontar subsídios que podem demonstrar os acréscimos destes, assim como seus pontos de contribuições e benefícios para o processo de educação. Esta abordagem metodológica permitiu aprofundar a temática a partir da perspectiva de autores como Almeida e Silva (2011), Moreira e Candau (2007), Otero (2012), Lôbo et al. (2024), Almeida (2010), Sánchez (2002), e Honey e Mumford (2000).

O presente trabalho apresentará uma contextualização do WEB currículo e dos currículos EAD, suas características, os níveis de integração das TDICs e os aspectos considerados pelas instituições na construção dos currículos EAD.

2 Web Currículos: Uma Ferramenta Democrática na Educação

A evolução tecnológica tem se manifestado de forma contínua e progressiva, permeando diversos setores da sociedade, e a educação não é exceção. Com a chegada das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) nas escolas, impulsionadas pela presença dos próprios alunos, o currículo tradicional passou por um processo de ressignificação. Este capítulo aprofundará como o web currículo emerge como uma ferramenta democrática, integrando a cultura digital e os conhecimentos do cotidiano ao processo de ensino-aprendizagem, e os diferentes níveis em que essa integração se manifesta nas instituições de ensino.

2.1 Níveis de Integração das TDIC no Web Currículo

A tecnologia sempre foi essencial para a humanidade, desde o advento do fogo até as inovações contemporâneas. De forma análoga, o currículo é um artefato de extrema necessidade para a educação formal escolar, atuando como ferramenta para organizar o processo ensino-aprendizagem e nortear o caminho e as diretrizes a serem seguidas.

A BNCC (Brasil, 2018), por sua vez, é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Embora a BNCC (Brasil, 2018) não seja um currículo em si, ela serve como referência nacional para a formulação dos currículos dos sistemas e redes escolares dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, bem como das instituições escolares.

De acordo com a BNCC (Brasil, 2018), o currículo é o documento que implementa as diretrizes nacionais, levando em consideração as necessidades específicas de cada comunidade escolar. Ele não é um documento rígido e homogêneo para todas as escolas, mas sim um conjunto de orientações que deve ser adaptado e complementado de acordo com a realidade e o contexto local de cada instituição de ensino.

Segundo Moreira e Candau (2007), a palavra currículo associam-se distintas concepções que deveriam dos diversos modos de como a educação é concebida historicamente bem como das influências teóricas que a afetam esse fazem hegemônicas em um dado momento. Diferentes fatores socioeconômicos, políticos e culturais contribuem assim para que o currículo venha a ser entendido, no entanto os autores concebendo então a palavra currículo como conteúdos a serem ensinados e aprendidos bem como os processos de avaliação que terminam por influir nos conteúdos.

Em um mundo globalizado, o ambiente escolar acadêmico se expande para atender às necessidades do aluno. A integração de novas tecnologias ao processo educacional é crucial para torná-lo mais dinâmico e significativo. Nesse contexto, “tecnologias e currículo passam a se imbricar de tal modo que as interferências mútuas levam a ressignificar o currículo e a tecnologia, e então começamos a criar um novo verbete - web currículo” (Almeida & Silva, 2011, p.4).

O desenvolvimento do web currículo articula os conhecimentos do cotidiano do universo dos alunos, dos professores e da cultura digital com os conhecimentos que emergem das relações de ensino-aprendizagem e com os conhecimentos socialmente válidos e sistematizados no currículo escolar. Essa evolução reflete a necessidade de uma postura crítica e atualização contínua dos educadores para acompanhar a dinâmica das gerações e o avanço das próprias TDIC.

A introdução das tecnologias digitais de informação e comunicação no currículo escolar aconteceu ainda antes da explosão do uso da internet tal qual a conhecemos hoje e datam do início da década de 1980, considerando as recomendações dos encontros nacionais idealizados pelo Ministério da Educação (MEC) por meio do Projeto Educom (Almeida, 2019, p.92).

As instituições de ensino têm utilizado o Web Currículo como uma ferramenta democrática para integrar as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na Educação. Segundo Sánchez (2002), (citado em Almeida, & Silva, 2011), a integração das TDIC pode ocorrer em três níveis distintos: o primeiro nível envolve aprender sobre as TDIC. o segundo nível refere-se ao uso das TDIC em alguma atividade pedagógica, mas sem uma intenção clara do que se pretende com esse uso para a aprendizagem. Já no terceiro nível, as TDIC são integradas ao currículo com clareza das intenções pedagógicas e das contribuições esperadas para a aprendizagem, sendo as TDIC consideradas "invisíveis".

É nesse terceiro nível que se identificam as possibilidades de as TDIC contribuírem para o desenvolvimento do currículo, pois implica a incorporação e articulação pedagógica das TDIC em sala de aula, a apropriação e o uso situado das TDIC, focando na tarefa de aprender e não nas próprias tecnologias.

3 Currículos EAD: Desafios e Adaptações para a Realidade do Aluno

A Educação a Distância (EAD) consolidou-se como uma modalidade de ensino de grande relevância, especialmente para indivíduos com rotinas que dificultam a participação em instituições presenciais. Diante de um público tão diverso, a construção de currículos para a EAD demanda uma adaptação cuidadosa, que assegure a qualidade da formação e do processo educativo. Este capítulo abordará os aspectos fundamentais considerados pelas instituições na elaboração de seus currículos EAD, focando em como o conteúdo, a planificação e a realidade interativa são delineados para atender às especificidades dessa modalidade.

3.1 Conteúdo, Planificação e Realidade Interativa no Currículo EAD

A Educação a Distância (EAD) é um instrumento de libertação, crescimento e aprofundamento para aqueles que estão impedidos de se locomover para uma instituição presencial, têm tempo reduzido ou estão aprisionados em sua rotina de trabalho. Diante dessa realidade do público da EAD, é essencial que o currículo seja adaptado, sem comprometer a qualidade da formação e do processo educativo proposto. As instituições têm considerado três aspectos fundamentais na construção de seus currículos EAD: conteúdo, planificação e realidade interativa (Silva et. al).

Conforme Otero (2012), a concepção de currículos para a Educação a Distância (EAD) exige que a participação dos estudantes em fóruns de debate seja um elemento intrínseco, com suas contribuições pautadas em reflexões advindas de leituras prévias. Isso sublinha a importância de um engajamento ativo e crítico, que transcende a mera reprodução de informações e fomenta a construção colaborativa do conhecimento. A interação mediada por tecnologia, nesse sentido, torna-se um pilar para aprofundar a compreensão dos temas e desenvolver habilidades argumentativas.

Adicionalmente, a planificação curricular deve priorizar o desenvolvimento da autonomia do estudante. Para tanto, é fundamental que o aluno seja conscientemente incentivado a tomar as rédeas de seu próprio percurso educacional, assumindo a responsabilidade pela definição de suas metas e pelo esforço dedicado à aprendizagem. O currículo, portanto, precisa ser flexível o suficiente para oferecer diferentes níveis de autonomia, permitindo que os discentes façam escolhas sobre seus próprios limites e objetivos de estudo. Essa abordagem ressoa com a sugestão de Honey e Mumford (2000), citados por Otero (2012), de que os educadores devem gradualmente reduzir o auxílio e a direção à medida que os alunos ganham maturidade e confiança em seu processo de aprendizado. Isso não apenas empodera o estudante, mas também alinha a prática pedagógica com a natureza autodirigida que a modalidade EAD muitas vezes exige.

Por fim, a realidade interativa dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) é um componente vital que oferece um rico panorama das interações e atividades desenvolvidas por alunos e professores. A possibilidade de registrar e analisar o histórico dessas ações permite uma inferência valiosa sobre a efetividade do currículo aplicado na EaD. A sugestão de Otero (2012) de que o professor utilize ferramentas como um diário de bordo (blog) dentro do AVA para documentar acontecimentos e experiências do curso é um exemplo prático dessa análise. Esse diário pode ser um recurso estratégico para identificar o sucesso ou insucesso de atividades, a receptividade dos alunos a determinados tópicos de debate nos fóruns, a frequência de uso de exercícios de autoavaliação, e as principais dificuldades percebidas pelos tutores.

A partir desses dados, é possível refinar e ajustar continuamente o currículo, garantindo sua relevância e eficácia. Nesse contexto, a integração do web currículo com o currículo EaD mostra-se "totalmente pertinente e demonstra seu alcance no processo educacional" (Lôbo et al., 2024, p. 4095). Essa convergência entre as potencialidades do web currículo e as especificidades da EAD reforça a capacidade dessas modalidades de ensino de se adaptarem às demandas contemporâneas e de promoverem um aprendizado mais dinâmico e responsivo.

4 Considerações Finais

O presente estudo logrou êxito em alcançar seus objetivos ao analisar de forma abrangente o surgimento e a evolução do web currículo e dos currículos aplicados à Educação a Distância. Foi possível compreender como as instituições educacionais têm respondido à necessidade de incorporar essas novas perspectivas curriculares, destacando o papel fundamental das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação como propulsoras de uma educação mais dinâmica e alinhada às demandas contemporâneas. A análise permitiu delinear as características essenciais dessas abordagens e evidenciar seus benefícios para a promoção de um aprendizado mais autônomo e engajado.

A pesquisa demonstrou que a integração das TDICs no currículo da EAD não é apenas uma tendência, mas uma realidade consolidada que exige uma reflexão contínua sobre a planificação pedagógica e a realidade interativa dos ambientes virtuais. Apesar dos avanços históricos que tornaram a EAD um instrumento de democratização do acesso à educação, ainda persistem desafios significativos, especialmente no que tange à superação das desigualdades socioeconômicas no acesso às tecnologias e à necessidade de políticas públicas mais eficazes. Adicionalmente, a formação continuada dos educadores emerge como um pilar indispensável para que possam dominar e aplicar criticamente os recursos tecnológicos em prol de um processo de ensino-aprendizagem eficaz.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

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Moreira, A.F.B.; Candau, V.M. Indagações sobre currículo: cultura. Brasília: MEC/SEB, 2007. Disponível em: texto03_520.indd (mec.gov.br). Acessado em: 02 junho. 2025.

Otero, W. R. I. (2012). O Currículo sob a Ótica da Educação a Distância. Pelotas, RS, Brasil. Universidade Federal de Pelotas. Disponível em: https://silo.tips/download/o-curriculo-sob-a-otica-da-educaao-a-distancia. Acessado em: 02 junho. 2025.

Silva, A. W. S. da, Costa, E. J. da, Ricardo, F. P. de A., Brito, J. S. de, & Figueirôa, L. M. de. (2024). Web Currículo e Currículos na Educação a Distância (EAD). Revista Ilustração, 5(4), 17–22.. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/b503/393d4f11ece7f3b06ca1ab1b474a1dd771c8.pdf. Acessado em; 02 de junho de 2025.


1 Graduação em Pedagogia. Especialização Gestão integrada e Atendimento Educacional (AEE). Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. E-mail.: [email protected]