AMBIENTE E-LEARNING: COMO O BLENDED TEM MUDADO O PERFIL E O PAPEL DO PROFESSOR NA ATUALIDADE
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REGISTRO DOI: 10.5281/zenodo.13579657
Adriana Lin Gonçalves1
RESUMO
Este artigo de pesquisa utilizou a metodologia qualitativa com pesquisa bibliográfica descritiva, cujo objetivo é aprofundar a proposta Blended no ambiente E-learning. O objetivo geral deste trabalho é: compreender o ambiente E-learning e como objetivos específicos: analisar as características do ambiente de E-learning; conhecer a importância dos materiais/planejamentos necessários para atender os alunos; abordar o perfil e o novo papel do professor nesse ambiente. O ambiente E-learning é uma ferramenta poderosa para a educação moderna, oferecendo flexibilidade, interatividade e personalização. Pretende atender às necessidades de uma ampla variedade de alunos. O Blended no ambiente E-learning é um método de aprendizagem que combina atividades a distância e presenciais. O objetivo desta metodologia é aproveitar os recursos tecnológicos sem abandonar a riqueza das interações humanas. O professor no modelo Blended E-learning deve ser um profissional versátil, que combina habilidades, competências pedagógicas tradicionais com competências tecnológicas, promovendo um ambiente de aprendizagem dinâmico, interativo e centrado no aluno.
Palavras-chave: Professor, E-learning, Blended, Recursos Tecnológicos.
ABSTRACTS
This research article used qualitative methodology with descriptive bibliographic research, whose objective is to deepen the Blended proposal in the E-learning environment. The general objective of this work is: to understand the E-learning environment and as specific objectives: to analyze the characteristics of the E-learning environment; to know the importance of the materials/planning necessary to serve the students; to address the profile and the new role of the teacher in this environment. The E-learning environment is a powerful tool for modern education, offering flexibility, interactivity and personalization. It aims to meet the needs of a wide variety of students. Blended in the E-learning environment is a learning method that combines distance and face-to-face activities. The objective of this methodology is to take advantage of technological resources without abandoning the richness of human interactions. The teacher in the Blended E-learning model must be a versatile professional, who combines skills, traditional pedagogical competences with technological competences, promoting a dynamic, interactive and student-centered learning environment.
Keywords: Teacher, E-learning, Blended, Technological Resources.
1. Introdução
O ambiente E-learning é um espaço digital onde o ensino e a aprendizagem dos alunos são realizados através da tecnologia. Nesse ambiente, os alunos podem acessar materiais instrucionais, participar de atividades interativas, interagir com instrutores, professores e colegas. Como também, realizar avaliações, tudo por meio de plataformas online.
Existem diversas características que definem um ambiente E-learning eficaz, que são: acessibilidade, interatividade, conteúdo multimídia, feedback, colaboração entre alunos, avaliação, personalização, segurança e privacidade.
Os ambientes E-learning são amplamente utilizados em instituições de ensino. Eles oferecem flexibilidade e comodidade, permitindo que os alunos acessem o conteúdo e interajam com instrutores e colegas sem limitações de tempo e espaço. Essa proposta facilita e ajuda o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, em um mundo tecnológico em constante transformação.
Esse artigo aborda a proposta Blended E-learning, que é um método de aprendizagem que combina atividades à distância e presenciais. O termo inglês Blended E- Learning - traduzido como aprendizagem mista - descreve bem a proposta desta metodologia, que aproveita os recursos tecnológicos sem abandonar a riqueza das interações humanas da sala de aula.
O Blended E-learning integra tecnologia, promovendo a interação e facilitando a aprendizagem autônoma. Esta abordagem dinâmica transformou a experiência educacional, preparando ainda mais os alunos para os desafios do século XXI.
Para que o Blended E-learning funcione é necessário um planejamento estruturado, combinando atividades presenciais e atividades de ensino à distância. Essa combinação é necessária e essencial para que o processo de ensino seja cada vez mais com qualidade e se torne cada vez mais popular em diferentes níveis educacionais.
No Blended E-learning, ao combinar cuidadosamente materiais de alta qualidade com um planejamento instrucional sólido, é possível criar experiências de aprendizagem significativas e eficazes.
No entanto, o professor no ambiente Blended E-learning ainda é responsável por explicar as matérias e conteúdos, além de intervir, orientar e mediar os alunos, garantindo que os objetivos de ensino e aprendizagem sejam alcançados e evoluam para outro nível. É preciso agir com responsabilidade, ser criativo na condução da aprendizagem, ter capacidade de personalizar o ensino e, acima de tudo, ter visão de futuro.
A metodologia deste trabalho foi uma revisão bibliográfica com abordagem descritiva qualitativa, cujo objetivo é buscar uma compreensão mais aprofundada da proposta Blended no ambiente E-learning.
2. Desenvolvimento
O E-learning é um ambiente educacional avançado que revolucionou bastante como as pessoas aprendem na era digital. Este meio oferece a possibilidade de estudar de forma autônoma, flexível e adaptada às necessidades individuais dos alunos. Tudo isso, através da implementação de tecnologias de informação e comunicação. O E-learning conseguiu ampliar os limites do ensino tradicional, permitindo o ensino à distância de forma interativa e inovadora.
O E-learning é um ambiente virtual de ensino e aprendizagem que utiliza tecnologias de informação para facilitar a aquisição de conhecimento. Os principais recursos incluem interatividade, personalização de aprendizagem, colaboração online e acessibilidade em qualquer lugar e a qualquer hora. Esses elementos convergem para criar uma experiência educacional enriquecedora e dinâmica para os participantes e/ou estudantes.
De acordo com Allen e Seamen (2014):
"Os ambientes de aprendizagem on-line oferecem uma oportunidade única para os alunos acessarem materiais educacionais e interagirem com instrutores e colegas de maneiras que não são possíveis em ambientes de sala de aula tradicionais. Esses ambientes oferecem flexibilidade, uma variedade de ferramentas interativas e uma abundância de recursos multimídia que podem melhorar a experiência de aprendizagem." (2014)
Em resumo, ambos os autores analisam que o E-learning é descrito como uma ferramente de educação a distância, que permite aos alunos acessarem materiais educacionais e interagirem com os instrutores e colegas de forma assíncrona ou síncrona, por meio de plataformas on-line. Sendo que, utiliza o recurso da internet, fornecendo uma gama de soluções e informações, com o intuito de melhorar o conhecimento e o desempenho dos estudantes.
Existem várias características que definem um ambiente de E-learning eficaz, tais como: o ambiente deve ser facilmente acessível a partir de diversos dispositivos, como computadores, tablets e smartphones, garantindo que os alunos possam estudar onde e quando for mais conveniente para eles. O ambiente deve oferecer recursos interativos que envolvam os alunos, como fóruns de discussão, salas de bate-papo, vídeos interativos e questionários. Deve também contar com uma variedade de materiais didáticos como textos, vídeos, áudios, imagens e simulações para se adaptar às diferentes preferências de aprendizagem de cada um . Os instrutores devem fornecer feedback regular aos estudantes, tanto sobre seu desempenho nas tarefas quanto sobre seu progresso geral no curso. Colaboração entre alunos, por meio de atividades em grupo, projetos colaborativos e ferramentas de compartilhamento de arquivos, que devem ser constantes para acompanhamento de todo o percurso educativo. Um dos elementos mais importantes são as ferramentas de avaliação, que devem permitir aos professores avaliar eficazmente o progresso e o desempenho dos alunos. Os alunos devem personalizar a sua experiência de aprendizagem, por exemplo, escolhendo o ritmo de estudo que melhor lhes convém ou selecionando os temas que desejam explorar mais a fundo durante o período presencial. Outro fato de extrema importância, a segurança dos dados dos alunos também deve ser protegida com privacidade durante o processo de aprendizagem online.
A proposta Blended E-learning combina o ensino tradicional presencial com atividades online, integrando o melhor dos dois mundos para criar uma experiência de aprendizagem mais rica e flexível. Combinando aulas presenciais e atividades em online, permitindo aos alunos mais flexibilidade no acesso a materiais e atividades de estudo on-line, em qualquer momento e lugar. A proposta oferecer oportunidades para adaptar o aprendizado ao ritmo e estilo de cada aluno. Além disso, utiliza ferramentas digitais para promover a comunicação e colaboração entre alunos e professores.
Em Flipped Classroon (Sala de aula invertida), os alunos primeiro estudam o conteúdo teórico em casa, geralmente por meio de vídeos e leituras, e depois utilizam o tempo de aula presencial para atividades práticas, discussões e resolução de problemas. Os alunos acessam os materiais de aprendizagem antes das aulas presenciais e o tempo da aula é usado para aplicar o conhecimento às através de atividades interativas. O professor atua como facilitador, orientando os alunos na aplicação prática do conteúdo. Os estudantes chegam para aulas mais bem preparadas e pode se envolver mais profundamente com o material.
A Aprendizagem Adaptativa usa tecnologia para personalizar o processo educacional, ajustando o conteúdo e o ritmo de aprendizagem, tendo como base as necessidades individuais de cada aluno. O sistema se adapta ao nível de conhecimento e ritmo de aprendizagem do aluno. Utiliza a avaliação instantânea (retroalimentação) e ajustar a direção de aprendizagem conforme o progresso de cada estudante. Também analisa dados para identificar as dificuldades e pontos fortes dos estudantes. O que inclui questionários, vídeos, leituras e outras atividades que se ajustam automaticamente ao desempenho de cada pessoa.
Na metodologia Blended, o planejamento e a seleção de materiais são cruciais para criar uma experiência de aprendizagem integrada e eficaz. O planejamento deve garantir que as atividades presenciais e online se complementem. Isso significa criar um fluxo lógico entre o que é ensinado pessoalmente e o que é aprendido online. Os objetivos específicos de aprendizagem devem ser claros para poderem ser alcançados tanto online quanto pessoalmente. Estes objetivos devem orientar todas as atividades e avaliações. Um ponto importante, é que permita maior flexibilidade de horário aos alunos. Tem conteúdos/ou assuntos que oferecem prazos claros, mas também opções para adaptar para diferente ritmos de aprendizado. As atividades devem ser bem planejadas para promover a participação ativa dos alunos, como discussões online, projetos colaborativos e exercícios práticos durante sessões presenciais. Os métodos de avaliação formativa e somativo devem permitir um acompanhamento contínuo do progresso dos estudantes. Usando sempre nessas avaliações, questionários online, tarefas presenciais e feedback regulares.
De acordo com Lombardozzi (2015): “Criar um ambiente de aprendizagem combinado eficaz, requer uma combinação cuidadosa de atividades online e presenciais, onde cada componente se complementa para promover uma aprendizagem mais profunda e envolvente”. Como resultado, os materiais do ambiente digital devem ter uma variedade de recursos, tais como vídeos educativos, artigos online, podcasts e infográficos. Além disso, devem incluir também: materiais interativos, como questionários on-line, simulações, jogos educativos e fóruns de discussão para manter os alunos envolvidos e facilitar o aprendizado ativo. No entanto, devem combinar textos tradicionais (como livros e artigos) com o recurso online. Fornecer leituras obrigatórias e complementares para aprofundar conhecimentos sobre os temas estudados. A importância de utilizar ferramentas que promovam a colaboração, como Google Docs para trabalhos em grupo, fóruns de discussão e plataformas de vídeo para reuniões virtuais e discussões em tempo real. Considerar, também, a preparação de materiais para as atividades presenciais que complementem o conteúdo on-line para reforçar a aprendizagem.
No contexto da metodologia Blended, o papel e o perfil do professor sofre uma importante transformação. Em vez de ser simplesmente um transmissor de conhecimento, o professor torna-se um facilitador de aprendizagem, um direcionador de experiências educacionais e um mentor para os alunos. As características do perfil docente no Ambiente Blended devem ser capazes de se adaptar a diferentes tecnologias e métodos de ensino, combinando o melhor do ensino presencial e online para criar uma experiência coeso e eficiente. É fundamental que os professores se sentam confortáveis utilizando diversas ferramentas e plataformas digitais. Isto inclui tudo, desde sistemas de gestão de aprendizagem (LMS) até à criação e utilização de recursos multimídia. Os professores devem ser capazes de planejar e estruturar cursos que integrem efetivamente atividades online e presenciais, garantindo que ambas modalidades se complementem e se reforcem mutuamente. A empatia no ambiente misto e a capacidade de comunicar-se com clareza são cruciais para manter os alunos envolvidos e apoiados, independentemente de estarem online ou na sala de aula física. Atualmente, com todo esse ambiente virtual, o papel do professor mudou muito, mas ele deve buscar conhecimento para promover a aprendizagem dos estudantes. O professor também precisa saber administrar e integrar diferentes ambientes de aprendizagem, organizar os materiais para que o aluno em diferentes formatos, entendam que o acesso à informação podem se dar de diferentes maneiras, o que se reflete no perfil do professor como facilitador no desenvolvimento de todos os seus alunos.
De acordo com Lombardozzi (2015):
“O papel do professor online é facilitar o aprendizado, proporcionando orientação clara, promovendo a interação entre os alunos e oferecendo feedback oportuno. “Os professores de E-learning eficazes criam um ambiente de aprendizagem envolvente que incentiva a participação ativa e o pensamento crítico.”
Concluindo, o professor no ambiente Blended continua sendo responsável por transmitir os conteúdos, além de intervir, orientar e mediar os alunos, garantindo que os objetivos de ensino e aprendizagem sejam alcançados e evoluam para outro nível com qualidade e aprendizagem satisfatória.
O novo papel do Professor no Ambiente Blended mudou muito, pois assume o papel de orientador no processo de aprendizagem, incentivando a autonomia dos alunos e promovendo uma cultura de aprendizagem ativa e colaborativa. Além de fornecer conteúdo, o professor age como mentor, ajudando o estudante, desenvolvendo habilidades como pensamento crítico, resolução de problemas e autorregulação da aprendizagem (reflexão e avaliação do processo de aprendizagem). É responsável por criar experiências de aprendizagem envolventes que combinem atividades on-line e presenciais, usando uma variedade de métodos e tecnologias para manter os estudantes motivados e engajados. Outro ponto a destacar, é que a avaliação no ambiente Blended é contínua e integrada. O professor deve utilizar diversas formas de avaliação, tanto formais como informais, para acompanhar o progresso dos estudantes e fornecer feedback contínuo. Também ser o facilitador da interação entre os estudantes, tanto em atividades online quanto presenciais, promovendo um ambiente de aprendizagem colaborativo e interativo.
A presença da tecnologia na educação é cada vez mais indispensável, não apenas como ferramenta de apoio, mas como elemento essencial para potencializar o processo de ensino-aprendizagem, tornando a experiência educacional mais dinâmica e adaptativa.
Considerações finais
O aluno deve ser sempre colocado no centro do processo educativo, incentivando a sua participação ativa, o desenvolvimento de competências práticas e a construção do conhecimento de forma colaborativa e integradora. A metodologia Blended E-learning provou ser eficaz na promoção de um ambiente mais significativo e atraente. Seu objetivo é promover uma educação mais dinâmica e acessível. Porém, para o sucesso total são necessários pontos essenciais, tais como: um bom planejamento e materiais inovadores, que estimulem o aprendizado e a autonomia dos alunos. Outro ponto muito importante a destacar, é o papel do professor, que mudou muito, pois ele deve atender às necessidades individuais de cada aluno, reconhecendo suas diferenças em ritmo, estilo, aprendizado e interesses. O perfil docente é agora completamente diferente na era digital, já que tem que oferecer um ensino mais personalizado e eficaz, proporcionando aos alunos uma experiência educativa mais motivadora e alinhada com as suas necessidades específicas.
O Blended E-learning é um exemplo de método de ensino em evolução que atende às necessidades dos alunos em programas onde existe uma combinação de aprendizagem diversificada e/ou múltiplos estilos de aprendizagem em qualquer sala de aula. Seu objetivo é aproveitar os pontos fortes do aprendizado presencial e on-line para melhorar o aprendizado dos alunos. Os professores devem promover o pensamento crítico e a aprendizagem ativa nas aulas, o que pode ser melhorado através da utilização de atividades de aprendizagem combinadas com o currículo escolar. Os professores devem avaliar constantemente o Blended E-learning combinado na aprendizagem dos alunos e fazer os ajustes necessários para melhorar a experiência de aprendizagem.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Allen, I. E., & Seaman, J. (2014). Learning in Online Environments: A Study of Online Education. Sloan Consortium.
Lombardozzi, C. (2014). Learning Environments: Instructional Strategies for Online Education. ATD Press.
Herrera, ACH; Vásquez, JEA & Llaro, KLD (2022). Estratégia Flipped E-Learning no ensino superior. Horizontes Rev. Cs. Ed. Disponível: http://www.scielo.org.bo/scielo.php?pid=S2616-79642022000301233&script=sci_arttext. Consultado em 16 de maio de 2024.
Lombardozzi, C. (2015). Learning Environments by design. ATD Press.
1 https://orcid.org/0009-0006-0603-6612 - Doutora em Educação pela Universidade Nacional de Rosario - Argentina. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. E-mails: [email protected] [email protected]