A IMPORTÂNCIA DO USO DAS TECNOLOGIAS NO SÉCULO XXI NAS ESCOLAS ATUAIS E COMO TEM SIDO O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DOS ALUNOS

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REGISTRO DOI: 10.5281/zenodo.13289949


Adriana Lin Gonçalves1


RESUMO
Este artigo de pesquisa utilizou metodologia qualitativa com pesquisa bibliográfica descritiva, cujo objetivo é analisar o uso de tecnologias no processo educacional e como a avaliação é produzida. O objetivo geral deste trabalho é: analisar o uso das tecnologias no processo educativo das escolas atuais e com objetivos específicos: compreender a importância do uso das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem; compreender a importância da avaliação diagnóstica na era digital; Analisar a integração das tecnologias digitais e o processo de avaliação dos alunos. O uso de tecnologias no processo educacional nas escolas atuais está transformando o ensino e a aprendizagem a cada dia. Estas tecnologias oferecem inúmeras oportunidades para melhorar a educação, mas também apresentam desafios que devem ser enfrentados para garantir que todos os estudantes beneficiem destas inovações. Para alcançar o sucesso de nossos alunos, devemos mudar a concepção de pensamento no campo educacional, aliando práticas de avaliação de aprendizagem e tecnologias digitais para que todos possam construir com qualidade o conhecimento necessário à transformação social e à igualdade para todos.
Palavras chaves: Avaliação Diagnóstica, Ensinar e Aprender, Tecnologias Digitais.

ABSTRACT
This research article used qualitative methodology with descriptive bibliographic research, whose objective is to analyze the use of technologies in the educational process and how the evaluation occurs. The general objective of this work is: to analyze the use of technologies in the educational process of current schools and with specific objectives: to understand the importance of using digital technologies in the teaching and learning process; understand the importance of diagnostic assessment in the digital era; analyze the integration of digital technologies and the student assessment process. The use of technologies in the educational process in today's schools is transforming teaching and learning every day. These technologies offer countless opportunities to improve education; they also present challenges that need to be addressed to ensure that all students benefit from these innovations. To have good success for our students, we must change the conception of thinking in the educational field, combining learning assessment practices and digital technologies so that everyone can build quality knowledge necessary for social transformation and equality for all
Keywords: Diagnostic Assessment, Teaching and Learning, Digital Technologies

1. Introdução

O objetivo deste artigo é contribuir para a reflexão sobre a avaliação da aprendizagem e sua relação com o uso das tecnologias digitais na prática pedagógica. A proposta é uma avaliação que utiliza ferramentas digitais como estratégia pedagógica, promovendo a interação entre conteúdos e disciplinas de forma contextualizada, permitindo ao aluno avançar positiva e qualitativamente na aprendizagem.

Atualmente as tecnologias digitais avançaram muito, e algumas escolas ainda não avançaram com essas ferramentas que são tão importantes no nosso dia a dia. Para alcançar o bom sucesso de nossos alunos, devemos mudar a concepção de pensamento no campo educacional, aliando práticas de avaliação de aprendizagem e tecnologias digitais para que todos possam construir com qualidade o conhecimento necessário à transformação social e à igualdade para todos. Devemos direcionar o processo de avaliação da aprendizagem com tecnologias digitais numa concepção que vá além da questão técnica, e que também vise contribuir para o desenvolvimento de um processo de avaliação prazeroso e emancipatório.

A utilização de tecnologias do século XXI nas escolas é essencial para criar um ambiente de aprendizagem envolvente, acessível e personalizado que prepare os alunos para o futuro digital. As tecnologias também revolucionaram o processo de avaliação, fornecendo métodos mais eficientes, interativos e adaptativos para avaliar o progresso dos alunos e apoiar o seu desenvolvimento.

O uso da tecnologia ajudou a preparar os jovens para o mercado de trabalho cada vez mais digitalizado. As ferramentas digitais desenvolvem competências essenciais como o pensamento crítico, a colaboração e a resolução de problemas.

As tecnologias digitais estão modificando a educação, proporcionando novas oportunidades de aprendizagem e ultrapassando muitos desafios. Com a evolução contínua destas tecnologias, espera-se um futuro ainda mais inovador e acessível para a educação.

O impacto da tecnologia na educação também se reflete na democratização do acesso ao conhecimento. Com a internet e recursos tecnológicos de qualidade, têm proporcionado acessibilidade a um maior número de pessoas, independente de sua localização ou contexto socioeconômico.

A tecnologia digital, na educação, garante que os profissionais da área tenham uma grande quantidade de dados e informações. Assim, é possível perceber como os alunos se desenvolveram ao longo do ano letivo.

As novas tecnologias na educação facilitam a personalização da aprendizagem, uma vez que existem ferramentas para identificar os objetivos e dificuldades de cada aluno. Além disso, é possível desenvolver atividades mais interessantes e interativas.

A tecnologia na educação, utilizada de forma correta, torna-se uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento de nossas crianças e adolescentes. Por meio dele, os alunos podem acessar conteúdos relevantes, mergulhar em um universo de novos conhecimentos e estarem mais próximos de seus professores.

A metodologia abordada neste trabalho é uma pesquisa bibliográfica com abordagem descritiva qualitativa, cujo objetivo é buscar uma compreensão mais aprofundada sobre a importância das tecnologias digitais hoje e como elas auxiliam no processo de avaliação dos alunos.

2. Desenvolvimento

O uso de tecnologias no processo educacional transformou significativamente o ensino e a aprendizagem. Segundo Clarke (2017) “A integração das tecnologias digitais no processo educativo permite uma aprendizagem mais dinâmica e interativa, onde os alunos podem explorar criar e colaborar de formas inovadoras, ampliando significativamente as suas competências e conhecimentos”. A integração das tecnologias no processo educacional oferece diversas vantagens, entre elas maior interatividade, acesso a diversos recursos para a construção do conhecimento de forma satisfatória. Existem vários desafios e considerações com o uso de tecnologias digitais, garantindo que todos os alunos tenham acesso às tecnologias necessárias para participar plenamente no processo educacional. No entanto, devemos preocupar-nos em formar professores para utilizarem eficazmente as tecnologias disponíveis, integrando-as de forma significativa nas suas práticas pedagógicas. Outro ponto importante é garantir um ambiente online seguro.

As tecnologias promovem a colaboração entre alunos e professores, permitindo uma aprendizagem mais colaborativa e interativa. As ferramentas tecnológicas podem tornar a aprendizagem mais envolvente e interessante para os alunos, facilitando o acesso a uma ampla gama de recursos educacionais, de qualquer lugar e a qualquer hora. Nessa interação, devemos abordar a importância do processo avaliativo como ponto de encontro entre as tecnologias digitais e a construção do conhecimento de forma satisfatória e de qualidade. A avaliação deve ser sempre contínua e diagnóstica com o objetivo de acompanhar todo o processo educativo e a evolução dos alunos no início, meio e fim do processo.

As tecnologias digitais revolucionaram com sucesso a forma como os alunos são avaliados, oferecendo novas ferramentas e métodos para verificar a aprendizagem de forma mais eficiente e precisa. Estes são os principais benefícios da avaliação digital: desenvolver competências de autorreflexão; flexibilidade para demonstrar habilidades; avaliação através de projetos que reflitam competências práticas e conhecimentos aplicados; avaliação mais autêntica focada em competências relevantes para o mundo real; auto avaliação para que os alunos possam monitorar seu próprio progresso; ferramentas que permitem aos alunos rever e avaliar o trabalho dos seus pares; desenvolvimento de competências críticas e analíticas, com aprendizagem colaborativa; avaliações mais atraentes e interativas.

No entanto, um dos principais desafios atuais relativamente à utilização das tecnologias digitais continua a ser: nem todos os alunos têm igual acesso aos dispositivos e à Internet, o que pode gerar disparidades; garantias sobre a segurança dos dados dos alunos e a utilização segura de conteúdos relevantes para a aprendizagem; capacitar professores no uso de ferramentas, principalmente avaliação digital; adaptação a novos métodos de avaliação, que podem encontrar resistência por parte de alunos, professores e pais. Devemos, como professores que trabalham num mundo digital e globalizado, mudar esta realidade, com o objetivo de transformar a nossa educação numa educação mais moderna e transformadora, dando a todos a oportunidade de acesso ao conhecimento digital em geral.

Segundo Clarke (2017) “A tecnologia digital revolucionou a forma como ensinamos e aprendemos, fornecendo novas ferramentas e recursos que enriquecem a experiência educacional e preparam os alunos para um futuro onde as competências tecnológicas são essenciais”. A exposição às tecnologias digitais prepara os alunos para um mundo onde a tecnologia está em constante evolução, dotando-os da adaptabilidade e resiliência necessárias para enfrentar as mudanças futuras. A integração das tecnologias no ensino incentiva a inovação nas metodologias pedagógicas, promovendo novas formas de ensinar e aprender que podem melhorar a eficácia educativa em longo prazo.

As tecnologias digitais desempenham um papel crucial no processo de ensino e aprendizagem, oferecendo oportunidades de personalização, envolvimento, acessibilidade e eficiência. Não só transformam a experiência educativa, mas também preparam os alunos para um mundo cada vez mais digitalizado, dotando-os das competências e conhecimentos necessários para terem sucesso no futuro. Para que estes benefícios sejam plenamente concretizados, é essencial que as escolas e os educadores estejam bem preparados para integrar estas tecnologias de forma eficaz e inclusiva.

As tecnologias digitais permitem a aplicação de testes de diagnóstico automatizados que podem analisar rapidamente as respostas dos alunos e identificar com precisão áreas de dificuldade. Portanto, proporcionam análise imediata dos resultados, permitindo que professores e funcionários da escola tomem decisões rapidamente. Desta forma, é possível criar planos de ensino personalizados que atendam às necessidades específicas de cada aluno, ajustando o ritmo e o conteúdo do ensino.

As plataformas digitais podem incluir elementos interativos que tornam a avaliação mais envolvente e menos intimidante para os alunos. A análise do feedback detalhado pode incentivar os alunos a refletir sobre sua própria aprendizagem e a desenvolver habilidades de pensamento crítico. Outro destaque é a correção e análise das avaliações, o que reduz significativamente o tempo gasto pelos professores em tarefas administrativas, permitindo que eles se concentrem mais no ensino. Isso apenas facilita o acesso aos resultados, tornando o processo mais eficiente e menos burocrático. As avaliações digitais podem ser adaptadas para atender às necessidades dos alunos com dificuldades de aprendizagem. Eles também permitem que os alunos acessem avaliações diagnósticas on-line, garantindo que todos tenham as mesmas oportunidades de demonstrar suas habilidades e conhecimentos.

O ato de avaliar, segundo Luckesi (2008) “Envolve a coleta, análise e síntese dos dados que compõem o objeto da avaliação”. A avaliação nesta perspectiva e nestas dimensões exige que seja realizada de forma sistemática durante o processo de ensino e aprendizagem e não apenas no final do ano letivo, como é habitual. Isso permite ajustes constantes para regular o processo de ensino e aprendizagem, o que contribui efetivamente para o sucesso da tarefa educativa. O ato de avaliar a aprendizagem envolve monitoramento e reorientação permanentes da aprendizagem. É realizado através de um procedimento rigoroso e diagnóstico, obtendo os melhores resultados possíveis, tendo em conta os objetivos propostos.

A avaliação digital oferece uma variedade de ferramentas e métodos que podem tornar o processo de avaliação mais eficaz, preciso e inclusivo. À medida que as tecnologias continuam a evoluir, a capacidade de personalizar e adaptar as avaliações às necessidades individuais dos alunos continuará a crescer, proporcionando uma experiência de aprendizagem mais rica e completa.

A avaliação diagnóstica na era digital desempenha um papel crucial no processo educacional, proporcionando uma série de benefícios que ajudam a melhorar a aprendizagem e o ensino. É uma ferramenta poderosa que transforma o processo educacional, tornando-se mais eficiente e preciso na identificação das necessidades dos alunos, personalizando o ensino, engajando-os e desenvolvendo competências essenciais para o século XXI. Além disso, promove a inclusão e a acessibilidade, apoia a tomada de decisões baseadas em dados e contribui para a melhoria contínua da educação. Para maximizar estes benefícios, é essencial que as escolas e os educadores adotem e integrem eficazmente estas tecnologias nas suas práticas de ensino.

3. Considerações Finais

A utilização das tecnologias no processo educativo nas escolas revela uma transformação significativa na forma como o ensino e a aprendizagem são realizados. Nos últimos anos, a integração de ferramentas tecnológicas ao ambiente escolar tem se mostrado uma estratégia eficaz para enriquecer o processo educativo, mas também traz desafios que precisam ser considerados. A tecnologia permite que os professores tenham acesso a uma ampla gama de recursos educacionais, enriquecendo o conteúdo apresentado e podendo atender a diferentes estilos de aprendizagem. Também é possível adaptar o aprendizado às necessidades individuais dos alunos, permitindo-lhes progredir no seu próprio ritmo. Isto pode ser especialmente benéfico para alunos com dificuldades de aprendizagem ou que necessitam de desafios adicionais. O uso de tecnologias educacionais ajuda os alunos a desenvolver habilidades essenciais como pensamento crítico, resolução de problemas, colaboração e comunicação. Essas habilidades são essenciais para o mercado de trabalho atual. Para que a tecnologia seja utilizada de forma eficaz, os professores devem estar adequadamente preparados e formados. Muitos professores ainda se sentem inseguros quanto ao uso de novas tecnologias, o que pode limitar a sua implementação no currículo.

A avaliação diagnóstica na era digital desempenha um papel crucial no campo educacional, permitindo identificar o nível de conhecimento e as dificuldades específicas de cada aluno. Com isso, os professores podem personalizar o ensino, adaptando métodos e conteúdos às necessidades individuais, potencializando o aprendizado. As tecnologias digitais fornecem feedback imediato para alunos e professores. Isso permite ajustes imediatos no processo de ensino e aprendizagem, aumentando a qualidade das intervenções pedagógicas. Com a avaliação diagnóstica é possível acompanhar o desenvolvimento de competências e habilidades ao longo do tempo, adequando o currículo e as atividades propostas para garantir que todos os alunos avancem em seu aprendizado. Concluindo, a avaliação diagnóstica na era digital é essencial para promover um ensino mais eficaz, adaptando-se às necessidades de cada pessoa, ao mesmo tempo em que permite um acompanhamento mais dinâmico, proporcionando a todos os conhecimentos necessários para participar numa vida de cidadão digital.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

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Carvalho, L. (2024). Novas tecnologias na educação: influência vantagens e desafios- https://www.sydle.com/es/blog/nuevastecnologias-en-la-educacion-63ef92977f03ed13ae2d1909. Consultado em 02 de agosto de 2024.

Clarke, B. (2017). Computer Science Teacher. Insight into the Computing Classroom. BCS The Chartered Institute for IT

Luckesi, C.C. (2008). Avaliação da Aprendizagem: Componente do ato pedagógico, São Paulo, Editora Cortez.

Navarro, L. M. T.; Gómez, J. Dom (2012) As TIC no processo de ensino aprendizagem através dos objetos de aprendizagem. Disponível em: http://scielo.sld.cu/scielo.php?pid=S1684-18592012000100008&script=sci_arttext&tlng=en. Consultado em 30 de julho de 2024.


¹ Doutora em Educação pela Universidade Nacional de Rosário - Argentina. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. E-mails: [email protected] [email protected]. ORCID: https://orcid.org/0009-0006-0603-6612