EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS: TRANSFORMANDO A MANEIRA COMO ENSINAMOS E APRENDEMOS

PDF: Clique Aqui


REGISTRO DOI: 10.5281/zenodo.11650825


Anna Luiza Horta Raymundo1


RESUMO
O artigo aborda a interseção entre educação e tecnologia, destacando como esses dois campos estão remodelando os métodos de ensino e aprendizagem. Explora-se o papel das tecnologias digitais, como computadores, dispositivos móveis e internet, na sala de aula e além dela. Analisando diferentes abordagens pedagógicas mediadas pela tecnologia, o artigo destaca como elas impactam o engajamento dos alunos e a eficácia do ensino. Além disso, discute-se a importância de capacitar os educadores para integrar efetivamente essas ferramentas no processo educacional. Por meio de exemplos, são ilustrados os benefícios e desafios associados à incorporação das tecnologias na educação. Conclui-se que, embora as tecnologias ofereçam oportunidades emocionantes para inovar na educação, é crucial adotar uma abordagem equilibrada que leve em consideração as necessidades individuais dos alunos e promova a aprendizagem significativa. Assim, o artigo sugere caminhos para maximizar o potencial das tecnologias no contexto educacional contemporâneo.
Palavras-chave: Educação. Tecnologia. Aprendizagem.

ABSTRACT
The article addresses the intersection between education and technology, highlighting how these two fields are reshaping teaching and learning methods. It explores the role of digital technologies, such as computers, mobile devices and the internet, in the classroom and beyond. Analyzing different pedagogical approaches mediated by technology, the article highlights how they impact student engagement and teaching effectiveness. It also discusses the importance of training educators to effectively integrate these tools into the educational process. Through examples, the benefits and challenges associated with incorporating technologies into education are illustrated. It concludes that while technologies offer exciting opportunities to innovate in education, it is crucial to adopt a balanced approach that takes into account students' individual needs and promotes meaningful learning. The article thus suggests ways to maximize the potential of technologies in the contemporary educational context.
Keywords: Education. Technology. Learning.

1. INTRODUÇÃO

A integração da tecnologia na educação tem sido um tema de crescente interesse e debate nos últimos anos. Com o avanço das tecnologias digitais, surgem novas oportunidades e desafios para transformar a maneira como ensinamos e aprendemos.(LIMA; ARAÚJO,2021).

Para Kenski (2007, p.46), “Não há dúvida de que as novas tecnologias de comunicação e informação trouxeram mudanças consideráveis e positivas para a educação”.

Nesta era digital, onde a informação está rapidamente acessível e as formas de comunicação estão em constante evolução, é essencial explorar como as tecnologias podem ser efetivamente incorporadas no ambiente educacional.(LIMA; ARAÚJO,2021).

A presente pesquisa se propõe a investigar essa interseção entre educação e tecnologias, identificando os motivos e o contexto que têm impulsionado essa transformação. Diante das preocupações crescentes sobre como preparar os alunos para um mundo cada vez mais tecnológico e globalizado, surge a problemática central deste estudo: como podemos aproveitar ao máximo as tecnologias para melhorar o processo de ensino e aprendizagem? Este problema, delimitado e claro, reflete a necessidade de compreender não apenas os benefícios potenciais das tecnologias na educação, mas também os desafios e limitações associados à sua implementação.

Nesse sentido, os objetivos desta pesquisa visam investigar diferentes abordagens pedagógicas mediadas pela tecnologia, analisar seu impacto no engajamento dos alunos e na eficácia do ensino, e identificar estratégias eficazes para capacitar os educadores nesse contexto. A justificativa para este estudo reside na relevância tanto teórica quanto prática dessa investigação. Teoricamente, busca-se contribuir para o avanço do conhecimento sobre a integração das tecnologias na educação, oferecer orientações para educadores, gestores e formuladores de políticas educacionais interessados em promover uma educação mais eficaz e alinhada com as demandas do século XXI. Assim, esta pesquisa se propõe a preencher uma lacuna na literatura e a fornecer subsídios para aprimorar práticas educacionais em um contexto cada vez mais digital e dinâmico.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

É evidente o impacto das tecnologias digitais em diversas áreas da aprendizagem, incluindo engajamento dos alunos, desempenho acadêmico, colaboração, criatividade e pensamento crítico.

Libâneo (2007) expõe que o principal propósito das instituições educacionais é o desenvolvimento do aprendizado dos alunos, e a estruturação interna dessas instituições deve ser direcionada para aprimorar a qualidade desse aprendizado.

A imersão dos jovens nas tecnologias digitais de informação e comunicação é evidente em diversos aspectos sociais, refletindo a nova realidade da juventude. A presença contínua das TDIC na sociedade os coloca em um ambiente altamente informatizado, permeado por tecnologias digitais inteligentes e sofisticadas, resultado de uma cultura que promove a produção de conhecimento e incentiva a pesquisa em diversas áreas do saber (Castell, 1999). Essas tecnologias operam em uma lógica binária e são capazes de traduzir diferentes linguagens humanas, sejam elas verbais ou não verbais (Castell, 1999)

É evidente que os jovens estão cada vez mais envolvidos e atraídos pelas possibilidades oferecidas pelas tecnologias, que exercem um fascínio sobre eles e transformam suas vidas. Esse encantamento também os leva a buscar experiências semelhantes no ambiente educacional, por meio da integração de recursos tecnológicos e práticas pedagógicas inovadoras. Assim, é possível identificar características que definem o perfil do aluno jovem da era digital.

Para as escolas e profissionais da educação, o desafio imposto pelo uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) reside em compreender como explorar plenamente o potencial dessas tecnologias no contexto educacional, especialmente em relação aos aspectos pedagógicos e aos processos de ensino e aprendizagem.

Moran argumenta que o ato de ensinar utilizando os novos meios de comunicação será verdadeiramente revolucionário somente se acompanharmos uma mudança simultânea nos paradigmas tradicionais de ensino, os quais mantêm professores e alunos distantes. Do contrário, apenas conseguiremos superficialmente modernizar, sem efetuar mudanças substanciais (MORAN, 2000).

Kenski (2012, p. 21), afirma que a tecnologia é o conjunto de ferramentas e técnicas[...] conjunto de conhecimentos e princípios científicos que se aplicam ao planejamento, à construção e à utilização de um equipamento em determinado tipo de atividade [...]”.

Em meio à era digital, ocorrem transformações contínuas na sociedade, impulsionadas pela presença onipresente das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), que transpõem fronteiras conceituais, reinventando e redefinindo os processos de ensino e aprendizagem. Rosa (2013) observa que a escola testemunha mudanças em todos os domínios, e a rapidez dessas transformações requer uma atenção especial, especialmente no que diz respeito aos sistemas de comunicação e informação, os quais são fundamentais para acompanhar a revolução tecnológica.

No contexto educacional, é fundamental ressaltar que as tecnologias são percebidas como ferramentas de formação que, quando utilizadas de forma adequada, podem promover a criação e o desenvolvimento de práticas inovadoras. Guimarães (2013) salienta que a tecnologia em si mesma não é responsável por gerar mudanças, mas sim a maneira como ela é incorporada na dinâmica escolar.

Fica evidente, que há um ganho para a educação com a inovação tecnológica em sala de aula para fins didáticos: aumento da concentração, engajamento, afetividade entre os pares, a socialização de estratégias de pensamento, fortalecimento da memória de longo prazo, entre outras possibilidades pedagógicas mais dinâmicas e criativa. A educação precisa encantar, entusiasmar, seduzir, apontar possibilidades e realizar novos conhecimentos e prática(MORAN; 2013, p. 21)

É imprescindível que as escolas reconsiderem constantemente suas abordagens educacionais, bem como a formação dos professores e a integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no contexto educativo, com o objetivo de catalisar o processo de mudança no cenário educacional e na própria prática de ensino. Isso se dá porque a transformação da escola ocorre sempre que os professores se unem em coletivo para repensar o trabalho, construir práticas pedagógicas inovadoras e enfrentar os desafios impostos pelo fim do modelo escolar" (NÓVOA, 2019).

Carvalho e Alves (2011) corroboram essa ideia, enfatizando a importância da reflexão dos professores sobre suas práticas, o que proporciona uma compreensão mais profunda de suas ações e possibilita a reconstrução dessas ações, se necessário.

Surge, assim, a urgência de repensar tanto a formação inicial quanto a formação continuada dos professores, destacando que o papel do docente na sociedade contemporânea é facilitar uma aprendizagem que tenha significado para os alunos. No entanto, é crucial ressaltar que, com o avanço tecnológico, os professores devem manter-se motivados a buscar, refletir e adaptar sua prática pedagógica.

O professor também precisa possuir uma compreensão abrangente do contexto social e político que permeia o processo de ensino, tanto dentro quanto fora da sala de aula. Ele deve estar atento à realidade dos alunos, compreender suas experiências e conhecimentos prévios, e ser capaz de interpretar o mundo junto com seus alunos (PIMENTA, 2019).

3. METODOLOGIA

A presente pesquisa adota uma abordagem de revisão da literatura para analisar o estado da arte sobre a integração da tecnologia na educação.

Definição do Escopo da Pesquisa: Inicialmente, foi realizada uma delimitação clara do escopo da pesquisa, estabelecendo os principais temas e áreas de interesse relacionados à integração da tecnologia na educação. Isso incluiu a identificação de tópicos específicos, como modelos de integração tecnológica, impacto das tecnologias na aprendizagem e formação de professores em tecnologia educacional.

Identificação de Fontes de Informação: Em seguida, foram identificadas e selecionadas as principais fontes de informação, incluindo bases de dados acadêmicas, periódicos científicos, livros e conferências relevantes na área de educação e tecnologia. A pesquisa bibliográfica foi realizada de forma abrangente para abarcar o máximo possível de estudos relevantes.

Seleção de Estudos Pertinentes: Os estudos identificados foram então avaliados quanto à sua relevância e contribuição para o tema da pesquisa. Foram incluídos estudos que apresentavam insights teóricos, evidências empíricas e perspectivas práticas sobre a integração da tecnologia na educação. A seleção foi realizada com base em critérios predefinidos, como qualidade metodológica, atualidade e impacto na área.

Análise e Síntese dos Resultados: Os dados e informações extraídos dos estudos selecionados foram analisados e sintetizados de forma sistemática. Isso envolveu a identificação de tendências, padrões, lacunas na literatura e pontos de convergência e divergência entre os estudos revisados. A análise foi realizada de maneira crítica e reflexiva, buscando insights que pudessem contribuir para a compreensão do tema em questão.

Organização e Redação do Texto: Por fim, os resultados da revisão da literatura foram organizados e redigidos de forma clara e coerente. O texto foi estruturado de acordo com os principais temas e subtemas identificados durante a análise, garantindo uma apresentação lógica e fluente das informações revisadas.

4. ANÁLISE DOS DADOS

A formação dos professores precisa estar alinhada com as tendências tecnológicas, proporcionando aos futuros educadores experiências que os habilitem a avaliar criticamente o papel da tecnologia na sala de aula, sua integração na prática docente e sua própria formação, seja ela inicial ou contínua, uma vez que essa área está em constante evolução.

O impacto da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem é um tema de grande relevância na contemporaneidade, refletindo as transformações que ocorrem na educação devido ao avanço tecnológico. A presença cada vez mais marcante das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) tem redefinido as práticas educativas, influenciando tanto alunos quanto professores.n Um dos principais aspectos desse impacto é a democratização do acesso à informação. A tecnologia proporciona uma vasta gama de recursos educacionais, como plataformas online, vídeos, e-books e cursos à distância, permitindo que estudantes e educadores explorem diferentes conteúdos de maneira mais flexível e autônoma.

A tecnologia possibilita a personalização da aprendizagem, adaptando o ensino às necessidades individuais de cada aluno. Plataformas de ensino adaptativo, por exemplo, ajustam o ritmo e a dificuldade do conteúdo de acordo com o desempenho de cada estudante, tornando o processo de aprendizagem mais eficaz e significativo.

Outro aspecto relevante é o aumento do engajamento dos alunos por meio de tecnologias interativas, como jogos educacionais e simulações. Essas ferramentas tornam as aulas mais dinâmicas e atrativas, estimulando a participação e a motivação dos estudantes. Além disso, a tecnologia facilita a colaboração e a interação entre alunos e professores, mesmo em ambientes virtuais. Fóruns de discussão, salas de bate-papo e ferramentas de trabalho colaborativo permitem que os estudantes compartilhem ideias, debatam conceitos e realizem projetos em conjunto, promovendo uma aprendizagem mais colaborativa e construtiva.

No entanto, apesar dos benefícios, o uso da tecnologia no ensino também apresenta desafios. Questões como a falta de acesso equitativo à tecnologia, a dependência excessiva de dispositivos eletrônicos e a necessidade de desenvolver habilidades críticas para lidar com a informação são algumas das preocupações enfrentadas pelos educadores. Em suma, a tecnologia tem um impacto profundo e multifacetado no processo de ensino-aprendizagem, oferecendo oportunidades para melhorar a qualidade da educação, promover a personalização do ensino e aumentar o engajamento dos alunos. No entanto, é fundamental que seu uso seja planejado e estruturado de forma a maximizar seus benefícios e minimizar seus possíveis desafios.

Neste contexto, conforme Freire (2001) nos lembra, a tecnologia é uma parte integral da experiência humana, permeando aspectos históricos e sociais, desde a criação até a ciência e a arte.

Freire (2003) nos convida a refletir sobre a interconexão entre o processo de aprendizado e de ensino, enfatizando a necessidade de os professores estarem continuamente aprendendo para poderem ensinar, dada a rápida evolução da sociedade.

Para guiar efetivamente o processo de ensino, os professores devem compreender as complexidades educacionais que emanam da sociedade. Portanto, a formação dos docentes requer mais do que apenas um treinamento em técnicas ou práticas individuais; é necessário um preparo intelectual que permita compreender os objetivos educacionais e os contextos institucionais em que ocorre o ensino(LARANEJIRAS et al,2021).

A influência da tecnologia moderna não se limita apenas ao modo como as pessoas se relacionam. Ela também causou mudanças significativas na economia dos países, especialmente com o advento da globalização, estimulando o desenvolvimento econômico e, por consequência, impactando o sistema educacional, cujo principal produto são indivíduos capacitados e preparados. Assim como toda a sociedade, as universidades foram as primeiras a se adaptar às transformações trazidas pela era atual, caracterizada por ser cada vez mais informativa, informatizada e globalizada ( LARANJEIRAS, et al,2021).

A necessidade de os professores se capacitarem com as novas tecnologias é uma questão crucial no contexto educacional contemporâneo. Com o avanço rápido e constante da tecnologia, tornou-se fundamental que os educadores estejam aptos a integrar essas ferramentas em sua prática pedagógica, a fim de acompanhar as mudanças no processo de ensino-aprendizagem e proporcionar experiências de aprendizagem significativas para os alunos.

A a capacitação dos professores com as novas tecnologias é essencial para atender às demandas de uma sociedade cada vez mais digitalizada. Os alunos estão imersos em um ambiente tecnológico desde cedo, e é natural que esperem encontrar essa mesma tecnologia aplicada na sala de aula. Portanto, os professores precisam estar atualizados e familiarizados com as ferramentas tecnológicas mais recentes para manterem-se relevantes e engajar os alunos de forma eficaz.

A integração das novas tecnologias na educação pode ampliar significativamente as possibilidades de ensino e aprendizagem. Ferramentas como computadores, tablets, softwares educacionais, aplicativos móveis, plataformas de aprendizagem online e recursos de realidade virtual podem proporcionar experiências de aprendizagem mais dinâmicas, interativas e personalizadas. No entanto, para aproveitar ao máximo o potencial dessas ferramentas, os professores precisam estar preparados para utilizá-las de forma eficaz em suas práticas pedagógicas. (DAS, 2019).

Ademais, a capacitação dos professores com as novas tecnologias pode contribuir para o desenvolvimento de competências digitais nos alunos. Ao incorporar o uso responsável e crítico da tecnologia no currículo escolar, os educadores podem ajudar os alunos a se tornarem cidadãos digitais conscientes e competentes, capazes de utilizar a tecnologia de forma ética, segura e eficaz em suas vidas pessoais e profissionais.

No entanto, apesar da importância da capacitação dos professores com as novas tecnologias, ainda existem desafios a serem enfrentados. Muitos educadores podem sentir-se sobrecarregados ou inseguros em relação ao uso da tecnologia na sala de aula, especialmente aqueles que não tiveram acesso a uma formação adequada durante sua trajetória profissional. Portanto, é necessário investir em programas de desenvolvimento profissional e apoio institucional para garantir que todos os professores tenham acesso às oportunidades de capacitação necessárias.

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) desempenham um papel crucial e exercem um impacto significativo na educação, auxiliando os alunos no desenvolvimento do pensamento criativo e da autoconfiança. Elas também facilitam a aquisição e assimilação de conhecimento, além de oferecerem oportunidades para aprimorar a qualidade dos sistemas educacionais (DAS, 2019).

No entanto, como salientado por Bortoline et al. (2012), para que esse processo seja eficiente e eficaz, o professor desempenha um papel crucial, sendo um dos principais agentes responsáveis por sua própria formação, cuja influência é significativa no ambiente da sala de aula.

É fundamental promover processos formativos que permitam aos professores assimilar o conhecimento de forma eficaz e desenvolver sua autonomia. É necessário que esses profissionais estejam adequadamente preparados para oferecer as condições ideais de aprendizado aos alunos, capacitando-os a internalizar a cultura e os conhecimentos essenciais para uma inserção crítica e criativa no mundo ao seu redor, possibilitando-lhes tomar decisões com determinação e liberdade (ANDRÉ, 2018).

5. CONCLUSÃO

É possível destacar que a análise da literatura existente proporcionou a compreensão desse tema crucial. Os objetivos estabelecidos no início foram plenamente alcançados, permitindo uma investigação sobre os modelos de integração tecnológica, o impacto das tecnologias nas práticas pedagógicas, os desafios enfrentados e as tendências futuras. No aspecto teórico, este estudo contribuiu para o avanço do conhecimento ao consolidar e sintetizar as principais teorias, modelos e evidências relacionadas à integração da tecnologia na educação.

Do ponto de vista prático, as conclusões deste estudo têm o potencial de orientar educadores, gestores e formuladores de políticas na promoção de uma educação mais eficaz e alinhada com as demandas do século XXI. Entretanto, é necessário reconhecer as limitações deste estudo, como a dependência de dados secundários e a ausência de uma análise empírica direta. Sugere-se que estudos futuros incorporem métodos mistos e pesquisas de campo para complementar as análises bibliográficas. Além disso, investigações mais aprofundadas podem explorar questões específicas, como o impacto das tecnologias em diferentes contextos culturais e socioeconômicos.

Ademais, este estudo oferece uma visão abrangente e informada sobre a integração da tecnologia na educação, ressaltando tanto os desafios quanto às oportunidades associadas a essa transformação. Ao reconhecer as conclusões alcançadas e as limitações do estudo, espera-se que este trabalho contribua significativamente para o avanço da prática e da pesquisa educacional na era digital.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ANDRÉ, Marli. Práticas inovadoras na formação de professores [livro eletrônico].Editora: Papirus, 2018.

BORTOLINE, Angélica, GRÄBIN, Camila; GERHARDT, Liana; PEREIRA, Marieli LíviaBendetti; SCHERER, Melissa Schneider; BERSCH, Maria Elisabete. Reflexões sobre o usodas tecnologias digitais da informação e da comunicação no processo educativo. Revistadestaques acadêmicos, CCH/UNIVATES, v. 4, n. 2, p. 141-150, 2012.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra,1999.

DAS, Koushik. (2019). The Role and Impact of ICT in Improving the Quality of Education:An Overview. International Journal of Innovative Studies in Sociology and Humanities,v.4, n.6, June 2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 11. ed. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 2003.

FREIRE, Paulo. Política e educação. 5. ed. São Paulo, Cortez, 2001.

KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007

KENSKI, Vani M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 9. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

LIMA, Marilia Freires de; ARAÚJO, Jefferson Flora Santos de. A utilização das tecnologias de informação e comunicação como recurso didático-pedagógico no processo de ensino e aprendizagem. Revista Educação Pública, v. 21, no 23, 22 de junho de 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/23/a-utilizacao-das-tecnologias-de-informacao-e-comunicacao-como-recurso-didatico-pedagogico-no- processo-de-ensino-aprendizagem

LIBÂNEO, José Carlos.et al. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 5.ed.São Paulo : Cortez, 2007.

LARANJEIRAS, Ana Letícia et al. O Uso Excessivo das Tecnologias Digitais e seus Impactos nas Relações Psicossociais em Diferentes Fases do Desenvolvimento Humano. Ciências Biológicas e de Saúde Unit, Alagoas , v. 6 , n. 3 , p. 166-176 , Maio 2021.

MORAN, José Manuel et al. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 6. ed. Campinas: Papirus, 2000.

MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21ª ed. Campinas: Papirus, 2013.

NÓVOA, António. Os Professores e a sua Formação num Tempo de Metamorfose da Escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, e84910, 2019.

PIMENTA, Selma Garrido. Atual proposta de formação entende professor como um executor, diz Selma Garrido 2019.

ROSA, Rosemar. O potencial educativo das TIC’s no ensino superior: uma revisão sistemática. 2013. Dissertação (Mestrado em educação). Universidade de Uberaba. Uberaba/MG, 2013.


1 Discente do Curso de Doutorado da Faculdade Interamericana de Estudos Sociais/ Paraguai e-mail: [email protected]