A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO FORMATIVA COM A UTILIZAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NAS ESCOLAS

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REGISTRO DOI: 10.5281/zenodo.14346822


Adriana Lin Gonçalves1


RESUMO
Este artigo utilizou a metodologia qualitativa com pesquisa bibliográfica explicativa, cujo objetivo geral: analisar a relevância da implementação das metodologias ativas na educação contemporânea e tendo como objetivos específicos: compreender a integração da tecnologia como facilitadora da aprendizagem dos estudantes, verificar a importância da personalização da aprendizagem por meio de recursos digitais e plataformas interativas, analisar a importância da avaliação formativa como ferramenta de feedback contínuo. As metodologias ativas devem promover habilidades críticas como autonomia, colaboração e pensamento crítico, que devem responder às demandas educacionais modernas, preparando os alunos para desafios complexos do século XXI. A avaliação formativa como elemento essencial para a adaptação do ensino às necessidades individuais dos alunos. A integração da tecnologia é identificada como uma liada crucial, ampliando as possibilidades de ensino e facilitando a personalização da aprendizagem por meio de recursos digitais e plataformas interativas. A prática dessas metodologias promove um ensino que reflete as realidades do mundo real, capacitando os estudantes a se tornarem cidadãos críticos e ativos. As metodologias ativas desafiam as instituições de ensino a se adaptarem e moldarem para um futuro mais inovador e eficaz.
Palavras-chave: Metodologias Ativas, Avaliação Formativa, Personalização da Aprendizagem

ABSTRACT
This article used qualitative methodology with explanatory bibliographic research, whose general objective: to analyze the relevance of implementing active methodologies in contemporary education and having as specific objectives: to understand the integration of technology as a facilitator of student learning, to verify the importance of personalizing learning through digital resources and interactive platforms, and to analyze the importance of formative assessment as a tool for continuous feedback. Active methodologies should promote critical skills such as autonomy, collaboration, and critical thinking, which must respond to modern educational demands, preparing students for the complex challenges of the 21st century. Formative assessment is an essential element for adapting teaching to the individual needs of students. The integration of technology is identified as a crucial ally, expanding teaching possibilities and facilitating the personalization of learning through digital resources and interactive platforms. The practice of these methodologies promotes teaching that reflects real-world realities, enabling students to become critical and active citizens. Active methodologies challenge educational institutions to adapt and shape themselves for a more innovative and effective future.
Keywords: Active Methodologies, Formative Assessment, Personalization of Learning

1. Introdução

No cenário educacional atual, as metodologias ativas surgem como uma estratégia inovadora e eficiente para fomentar o envolvimento e o aprendizado relevante entre os alunos. Ao contrário das práticas convencionais que focam no professor como único detentor do saber, essas abordagens mudam a dinâmica da sala de aula ao colocar o estudante como o centro do seu próprio aprendizado. Isso ocorre através de estratégias que incentivam o envolvimento ativo, a cooperação entre colegas e a solução de problemas de forma interativa, quando ocorre uma aprendizagem significativa.

A importância das abordagens ativas está diretamente relacionada à necessidade de equipar os alunos para os desafios do século XXI, caracterizados por um mercado de trabalho em constante transformação e pela presença constante da tecnologia no dia a dia. Assim, é essencial que os sistemas de ensino modifiquem suas práticas e incluam componentes que promovam competências como o pensamento crítico, a colaboração e a inovação. Neste contexto, a avaliação formativa tem um papel fundamental no acompanhamento constante do avanço dos alunos, oferecendo retornos que direcionam tanto o aprendizado quanto a instrução.

Este artigo procura investigar de forma ampla a relevância da avaliação formativa e a função das metodologias ativas no ambiente escolar. Primeiramente, abordaremos os princípios básicos das metodologias ativas e como elas modificam o processo de ensino-aprendizagem. Este estudo também visa demonstrar que a prática educacional pode e deve ser reavaliada para atender às demandas da sociedade contemporânea, preparando cidadãos aptos a agir de maneira eficiente e ética em um mundo que se torna cada vez mais complexo e interligado.

A metodologia desse trabalho foi uma pesquisa bibliográfica com um enfoque qualitativo explicativo, cujo propósito é buscar uma compreensão mais profunda das metodologias ativas como forma de trazer benefícios com práticas centradas no aluno no contexto escolar.

2. Desenvolvimento:

2.1. O que são Metodologias Ativas?

As metodologias ativas emergem como uma resposta imprescindível às mudanças sociais e tecnológicas das últimas décadas. Elas revolucionam o processo de ensino ao posicionar os estudantes no núcleo do processo de ensino-aprendizagem, fomentando um ambiente onde eles se tornam participantes ativos e críticos na formação de seu saber. O docente desempenha a função de mediador ou facilitador, proporcionando aos estudantes a oportunidade de explorar, questionar e interagir com o conteúdo de maneira autônoma e coletiva. Este ambiente receptivo e participativo estimula o interesse dos estudantes, resultando em um envolvimento mais aprofundado e no aprimoramento do rendimento escolar.

Existem diversas metodologias ativas disponíveis, incluindo a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), o Ensino Híbrido, o Design Thinking, entre outras. Cada uma dessas práticas tem suas particularidades e usos, porém todas visam ao mesmo propósito central, que é tornar o aprendizado mais pertinente e contextual para os estudantes. Essas abordagens instigam os alunos a aplicarem conceitos teóricos em situações concretas, tornando o aprendizado mais relevante.

Segundo Tomei (2009):

“As metodologias ativas ajudam a transformar o papel dos alunos de receptores passivos para participantes ativos. As metodologias ativas incentivam a aprendizagem prática, onde os alunos se envolvem diretamente com problemas e projetos, aplicando, conhecimentos de TI de forma interativa e colaborativa. Esse método é particularmente útil na integração curricular de TI, pois possibilita uma melhor compreensão de conceitos complexos e técnicos através de atividades práticas e contextualizadas” (p.123, 2009)

Fica bem claro a posição de Tomei em relação às metodologias ativas, que devem promover uma mudança significativa na atuação dos alunos, passando de meros receptores de informação para colaboradores engajados e atuantes. Essas abordagens favorecem a aprendizagem prática, permitindo que os estudantes lidem diretamente com desafios e projetos, utilizando conhecimentos em tecnologia da informação de maneira interativa e em conjunto. Esse tipo de ensino é especialmente valioso para a integração de currículos em TI, pois proporciona uma compreensão mais aprofundada de conceitos técnicos e complexos por meio de atividades práticas e contextualizadas, que vão ser duradouras e precisas para o aprendizado dos estudantes.

Uma das principais vantagens das metodologias ativas é que incentivam o aprimoramento de competências cruciais para o século XXI, tais como o raciocínio crítico, a criatividade, a cooperação e a habilidade em tecnologias digitais. Atualmente, não é suficiente que os estudantes obtenham conhecimentos específicos, mas que sejam capazes de aplicá-los de maneira crítica e inovadora em situações do seu dia a dia e em futuros cenários profissionais. Além disso, as metodologias ativas estão alinhadas com a era digital, utilizando tecnologias educacionais que oferecem novas formas de interação com o saber, permitindo que o conteúdo seja acessado de maneira mais adaptável e ajustada às realidades e aos ritmos individuais dos estudantes. A avaliação contínua e a possibilidade de autoavaliação, inerentes às dinâmicas das metodologias ativas, estabelecem um ciclo de autoconhecimento, envolvimento e independência. Isso, consequentemente, estimula o estudante a avançar de maneira cada vez mais sólida em sua trajetória educacional.

Resumidamente, as metodologias ativas enfatizam a participação ativa do aluno, integrando-o a experiências que espelham o mundo ao seu redor. Através dessas práticas, os estudantes não só assimilam informações, mas também aprendem a pensar de forma crítica, a colaborar com seus colegas e a lidar com desafios com criatividade e responsabilidade. É precisamente essa alteração de visão que faz da escola um ambiente vibrante de aprendizado e constante descoberta. Portanto, as metodologias ativas são fundamentais para capacitar pessoas não apenas para se tornarem profissionais competentes, mas também para se tornarem seres humanos conscientes e atuantes na sociedade em que vivem.

2.2. A Importância da Avaliação Formativa

A avaliação formativa é um elemento fundamental nas metodologias ativas, tendo um papel fundamental na condução do processo de ensino-aprendizagem. Ao contrário das avaliações convencionais, que costumam ser somativas e aplicadas ao término de um processo para avaliar a aquisição de conhecimento em um ponto específico, a avaliação formativa acontece ao longo de todo o processo de aprendizado, visando fornecer feedback constante tanto para os estudantes quanto para os docentes. A função primordial da avaliação formativa é monitorar o avanço do aluno para detectar obstáculos e desafios ao longo do processo. Essa prática fornece feedback não apenas para identificar falhas, mas principalmente para auxiliar o estudante a ponderar sobre seu próprio aprendizado, trabalhar suas fraquezas e identificar suas habilidades.

Este recurso crucial possibilita a adaptação e orientação do conteúdo conforme o progresso dos alunos, promovendo um aprendizado mais relevante e duradouro. Portanto, o educador deixa de ser apenas um transmissor de saberes para se transformar em um facilitador do processo de descoberta dos alunos. A avaliação formativa, além de ser um instrumento de diagnóstico e orientação, também estimula a motivação entre os estudantes. Ao receber um retorno construtivo e constante, os alunos se sentem mais estimulados a se envolver no processo de aprendizagem, uma vez que reconhecem a importância do aprendizado ao finalizar cada etapa.

Finalmente, a avaliação formativa, quando efetivamente incorporada às metodologias ativas, gera um ciclo de aprendizado contínuo e eficiente, que ultrapassa a mera absorção de conteúdo. Ela promove o aprimoramento de habilidades de raciocínio crítico, independência, habilidade para solucionar problemas e habilidade emocional. Esses são elementos essenciais para a formação de cidadãos aptos a atuar em um mundo que se torna cada vez mais complexo e interligado. Portanto, a avaliação formativa não é um objetivo final, mas uma ferramenta eficaz para melhorar o processo de ensino e, consequentemente, o êxito acadêmico e pessoal dos estudantes.

Assim, as instituições de ensino que implementam metodologias ativas e reforçam a avaliação formativa em suas práticas pedagógicas estarão melhor equipadas para lidar com os desafios educacionais atuais e futuros. Neste cenário, será possível transformar escolas com uma perspectiva inovadora, levando à excelência do processo de ensino. Assim, professores e estudantes aprendem em conjunto, resultando em uma sociedade mais capacitada e ciente.

2.3. A ligação entre Tecnologia e Metodologias Ativas

A incorporação da tecnologia nas metodologias ativas está transformando o panorama educacional, abrindo novos caminhos para o processo de ensino e aprendizado. No entanto, a era digital introduziu ferramentas que transcendem o quadro e o livro didático, proporcionando ferramentas que estimulam a interação entre estudantes e o conteúdo, além de possibilitar um aprendizado mais individualizado e adaptável. Esta mudança digital na área educacional é impulsionada pela inovação tecnológica em ascensão, que favorece e potencializa a educação através do uso de aparelhos móveis, plataformas de ensino remoto, ferramentas de comunicação online e softwares educacionais especializados.

Nas abordagens ativas, a tecnologia funciona como um impulsionador que não apenas aprimora o processo de ensino, mas também o torna compreensível e pertinente para a realidade dos estudantes. No entanto, ferramentas como aplicativos interativos, simuladores, realidade aumentada e programas de inteligência artificial estão cada vez mais presentes nos ambientes de ensino contemporâneos, possibilitando uma metodologia mais focada no aluno, na qual o conteúdo pode ser personalizado para satisfazer as necessidades e interesses particulares de cada aluno.

Conforme Bacich (2017):

“Dois conceitos são especialmente poderosos para a aprendizagem hoje: aprendizagem ativa e aprendizagem híbrida. As metodologias ativas dão ênfase ao papel protagonista do aluno, ao seu envolvimento direto, participativo e reflexivo em todas as etapas do processo, experimentando, desenhando, criando, com orientação do professor; a aprendizagem híbrida destaca a flexibilidade, a mistura e compartilhamento de espaços, tempos, atividades, materiais, técnicas e tecnologias que compõem esse processo ativo. Híbrido, hoje, tem uma mediação tecnológica forte: físico-digital, móvel, ubíquo, realidade física e aumentada, que trazem inúmeras possibilidades de combinações, arranjos, itinerários, atividades.” (p.41, 2017)

Um dos exemplos mais bem-sucedidos da integração entre tecnologia e metodologias ativas é o ensino híbrido, que combina a aprendizagem presencial com atividades online, permitindo que os alunos aproveitem o melhor de ambos os mundos. Nesta abordagem, a tecnologia fornece uma plataforma para a aprendizagem autodirigida, onde os alunos têm o controle sobre o ritmo, o local, o método e o tempo de seu aprendizado. Os ambientes virtuais de aprendizagem, como o Moodle ou Google Classroom, são frequentemente utilizados para o gerenciamento e distribuição de conteúdo, tarefas online e feedback em tempo real, promovendo uma interação contínua entre professores e alunos fora do ambiente físico da sala de aula. Além disso, as metodologias ativas fazem uso de ferramentas colaborativas online, como Google Docs ou plataformas de redes sociais acadêmicas, que permitem a co-criação de conhecimento e favorecem o trabalho em equipe à distância. Essas tecnologias permitem que os alunos desenvolvam projetos de forma colaborativa, promovendo habilidades de comunicação e divisão de responsabilidades, essenciais no contexto de trabalho atual.

Outro ponto crucial é a habilidade da tecnologia em proporcionar experiências de aprendizado personalizadas, assegurando que todos os alunos sejam estimulados de acordo com suas habilidades e velocidade de aprendizado, conforme o rendimento individual de cada estudante.

Outra aplicação importante é a aprendizagem gamificada, que transforma o ambiente educacional em um local de desafios e prêmios que replicam jogos eletrônicos, aumentando a motivação dos alunos e tornando o processo de aprendizagem mais cativante e gratificante. Isso ilustra o uso da tecnologia para criar um ambiente de ensino que incentive a curiosidade e o anseio pelo aprendizado, mantendo os alunos envolvidos e bem engajados em todo o processo de educação.

Em resumo, a mudança das metodologias tradicionais para as ativas é consideravelmente facilitada pela presença da tecnologia, que se incorpora ao dia a dia dos alunos de maneira natural e relevante. As instituições de ensino que exploram o potencial tecnológico, podem proporcionar um ensino mais pertinente e alinhado com as necessidades do século XXI, capacitando os alunos não só para a aquisição de conhecimento acadêmico, mas também para a prática crítica e criativa em suas vidas pessoais e profissionais. Portanto, a tecnologia, quando bem combinada com metodologias ativas, não é somente um recurso pedagógico, mas um componente que transforma o ambiente de ensino, tornando-o mais dinâmico, inclusivo e eficiente.

2.4. Personalização da aprendizagem por meio de recursos digitais

A personalização é o ato de ajustar o processo de ensino conforme as necessidades, estilos e velocidades de aprendizado de cada estudante. Em vez de oferecer um único modelo para todos, a personalização visa proporcionar experiências de aprendizado mais relevantes e eficientes. A personalização do aprendizado através de ferramentas digitais torna o processo de ensino cada vez mais pertinente, visando ajustar a experiência educacional às necessidades e particularidades de cada estudante. No entanto, com a digitalização, recursos como plataformas online, inteligência artificial (IA), aplicativos educacionais e jogos didáticos se tornaram mais acessíveis, possibilitando um ensino mais adaptável e eficaz, ajustando-se ao ritmo, previsões e avanço individual de cada aluno.

Segundo Bacich (2017):

“A personalização, do ponto de vista do educador e da escola, é o movimento de ir ao encontro das necessidades e interesses dos estudantes e de ajudá-los a desenvolver todo o seu potencial, motivá-los, engajá-los em projetos significativos, na construção de conhecimentos mais profundos e no desenvolvimento de competências mais amplas.” (p.42, 2017)

A personalização da aprendizagem, impulsionada por tecnologias digitais, coloca o aluno no centro do processo educativo, respeitando suas individualidades e promovendo o desenvolvimento de competências de forma mais significativa e inclusiva. A personalização da aprendizagem, com o apoio de recursos digitais, representa um avanço na educação, adaptando o ensino às necessidades individuais de cada aluno, é possível criar experiências de aprendizado mais significativas, eficazes e prazerosas, preparando os alunos para um futuro cada vez mais tecnológico e complexo.

No entanto, é evidente que os estudantes podem obter feedback instantâneo sobre seu progresso, erros e acertos, auxiliando na correção de falhas em tempo real e incentivando o ajuste de seu próprio caminho de aprendizado, através de retornos ágeis. As plataformas online estimulam a troca de ideias e a cooperação entre os estudantes por meio de fóruns, bate-papos e projetos coletivos, fomentando um ensino individualizado, no qual o estudante pode compartilhar saberes de maneira social e prática. As plataformas online disponibilizam conteúdos conforme o rendimento do estudante. Caso algum estudante encontre dificuldades com um conceito específico, o sistema disponibiliza materiais de apoio ou exercícios extras para consolidar o assunto antes de avançar para o próximo nível. A utilização de avaliações digitais possibilita um monitoramento contínuo do avanço do estudante, contudo, as avaliações fornecem informações que auxiliam o docente a compreender as forças e fraquezas de cada estudante, possibilitando a personalização do ensino conforme as demandas específicas.

Em resumo, a personalização do ensino foca em atender às necessidades individuais dos alunos, ajustando a instrução conforme suas habilidades, interesses e técnicas de aprendizado. No entanto, isso implica criar um ambiente de aprendizado onde as tarefas, ritmos e métodos de ensino são ajustados para maximizar o potencial de cada aluno, promovendo um ambiente de inclusão e engajamento.

3. Considerações finais

A utilização de metodologias ativas no cenário educacional atual evidencia uma transformação silenciosa, porém significativa, na forma como a educação é vista e implementada. Este estudo discutiu os diversos aspectos e potencialidades que as metodologias ativas possuem quando aplicadas de forma consciente e informada em contextos escolares, visando não só inovar, mas também atender às necessidades de nossa sociedade em constante mudança. Ao posicionar o aluno no centro do processo de ensino-aprendizagem, as metodologias ativas buscam desenvolver competências críticas, tais como autonomia, cooperação, raciocínio crítico, inventividade e consciência de responsabilidade. As metas das metodologias ativas, ao fomentarem uma educação mais justa e inclusiva, proporcionam uma perspectiva nítida de como o ensino deve se adaptar para acomodar a variedade de ritmos e estilos de aprendizagem dos estudantes. Este é um passo fundamental para a democratização do acesso ao saber e a capacitação de cidadãos aptos e proativos, capacitando-os para desempenhar um papel transformador nas áreas econômica, social e ambiental de suas comunidades. Também é necessário revisar e incorporar a avaliação neste novo cenário. Contudo, para isso ocorrer, a avaliação deve ser contínua e formativa, indo além dos testes e exames convencionais.

O papel da tecnologia como aliada das metodologias ativas também é crucial. Em um mundo em constante mudança, a habilidade de incorporar tecnologias ao ensino de forma relevante e prática permite a personalização do ensino. Além disso, amplia as possibilidades de conhecimento e colaboração para além das restrições físicas. Em resumo, a implementação e evolução das metodologias ativas nas instituições de ensino representam uma promissora transformação no panorama educacional. Elas não são meramente uma tendência temporária, mas uma solução sólida e essencial para as demandas atuais dos nossos sistemas de ensino. Como exposto neste texto, essas práticas possuem a capacidade de converter a escola em um ambiente vibrante de construção de conhecimento, onde docentes e discentes aprendem e progridem de forma significativa em conjunto. Portanto, a educação pode ir além de seu papel utilitário de disseminação de conhecimento, transformando-se em um processo de emancipação que inspira e modifica as sociedades. Com essa percepção, cabe aos professores e administradores escolares abraçar a transformação e progredir com bravura e dedicação para construir um futuro educacional mais inovador e eficiente.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

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1 https://orcid.org/0009-0006-0603-6612 - Doutora em Educação pela Universidade Nacional de Rosario - Argentina. Estudante de Mestrado em Tecnologias Emergentes em Educação - Musty University. Email: [email protected] [email protected]